Alterar a Fonte

Enquete

Previsão do Tempo



Powered by:

Prefeitura Municipal de Canguçu
Situação dos municípios da região em debate na Azonaul PDF Imprimir E-mail
Sex, 09 de Agosto de 2013 21:15

A difícil situação financeira dos municípios da região esteve em debate durante reunião da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) na tarde desta sexta-feira (09). O prefeito Gerson Nunes esteve no encontro, acompanhado do secretário da Fazenda, Zico Retzlaff e do procurador do município Fábio Mattos.

Foto: Augusto Pinz

No encontro, os gestores relataram os problemas enfrentados diariamente para manter a folha salarial em dia e o mínimo de investimentos para a manutenção dos serviços apontando que a luz vermelha começou a piscar com as perdas de receitas municipais causadas pela desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que diminuiu repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os prefeitos, no entanto, reconhecem que por um lado, a isenção aumentou o consumo interno dando mais fôlego à economia brasileira para enfrentar a crise econômica mundial, mas, por outro quebrou as finanças dos municípios, principalmente os de menor porte, que têm nos repasses do FPM uma das principais fontes de arrecadação e o IPI, é um dos principais impostos que contribui para o financiamento do FPM.

Os gestores temem os gastos com a folha de pagamento que são regulados pela Lei de Responsabilidade Fiscal. A maioria dos prefeitos reclama dos programas que foram implantados, onde os repasses não chegam em quantia suficiente para a cobertura das despesas e obrigam as administrações a contratarem novos profissionais para os atendimentos e funcionamento dos mesmos. Também é crítica a situação para o cumprimento do pagamento de pisos salariais de categorias como o Magistério e saúde, que estão pressionando fortemente os caixas das prefeituras, bem como, do esgotamento de repasses para entidades de assistência à população como Associações de Pais e Amigos de Excepcionais (APAEs).

Nesta semana, o presidente da Azonasul, César Roberto de Brito (PT), prefeito de Pedro Osório, levará o assunto para discussões junto à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), onde buscará maior sustentação ao pleito. “ Não há dúvidas de que é um problema geral que está afetando a maioria das prefeituras e que merece ser tratado com muita atenção, uma vez que nós gestores estamos com as mãos e pés amarrados, incapacitados para encontrar uma solução”, alertou.

Uma das propostas discutidas na reunião da Azonasul é a promoção de diálogos com o Tribunal de Contas e Promotoria Pública para mudanças de critérios em análises de contas e a pressão política junto ao Congresso Nacional. “O município, hoje, é o ente federado mais fragilizado, tanto financeiramente, no pacto federativo, como também na atribuição de poder, na lógica da federação brasileira. Temos que ficar unidos para que possamos ficar mais fortes nas conquistas e também para estarmos, cada vez mais, qualificados”, argumentou o presidente.

*Com informações da Azonasul

 
Roteiro de Reuniões dos Conselhos Distritais PDF Imprimir E-mail
Sex, 09 de Agosto de 2013 11:07

Os conselhos distritais seguem realizando encontros, envolvendo os conselheiros eleitos pela própria comunidade e membros da administração, para colaborar com o desenvolvimento participativo do município. O novo modelo de compartilhar as necessidades da população e debater alternativas de solução está marcando um novo momento no município.

Neste mês já aconteceram as reuniões do 3º distrito, dia 05 de agosto, e do 1º distrito, dia 07 de agosto. A próxima reunião do Conselho Distrital será na segunda-feira (12) no 4º distrito na Comunidade Católica São Lourenço do Passo do Lourenço. Além dos conselheiros, que representaram associações, times de futebol, sindicatos, escolas, entre outras instituições da localidade, a comunidade em geral também pode participar. O início está previsto para as 14h00min. Confira o roteiro das próximas reuniões:

Segunda-feira, dia 12 de agosto - 14h00min - 4º distrito, comunidade católica São Lourenço no Passo do Lourenço;

Quarta-feira, dia 14 de agosto - 14h00min - 5º distrito, casa de Renato Fonseca;

Sexta-feira, 23 de agosto - 09h00min - 2º distrito, Comunidade São João do Herval;

SETEMBRO

Quinta-feira, 26 de setembro - 14h00min - Comunidade São Jerônimo no Pantanoso - 2º distrito.

 
Mudança de Classe PDF Imprimir E-mail
Escrito por Imprensa Bianca Campos da Fonseca   
Sex, 09 de Agosto de 2013 09:36

Na tabela abaixo, a relação de professores que receberam mudança de classe no mês de agosto de 2013:

 

 
Processo de Participação Popular e Cidadã: resultado da votação presencial em Canguçu PDF Imprimir E-mail
Escrito por Imprensa Bianca Campos da Fonseca   
Sex, 09 de Agosto de 2013 09:04

Durante todo o dia de ontem, 08 de agosto, ocorreu a votação das prioridades da região a serem inseridas no Orçamento do Estado para 2014. O Sistema do Processo de Participação Popular e Cidadã em Canguçu resultou em 1.887 votos presenciais além dos votos pela internet nos dia 07 e 08 também deste mês

 

Resultado da votação presencial em Canguçu:

 

 

Prioridades Regionais:

 

 

 

 
<< Início < Anterior 211 212 213 214 215 216 217 218 219 220 Próximo > Fim >>

Página 211 de 674

Visitantes

Nós temos 36 visitantes online