Imprimir Fechar
06/04/2016

Terra de Todos: Conheça o vídeo que apresentará Canguçu ao mundo

Produzido pela produtora Fabrika Filmes, de Brasília, projeto mostra o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Canguçu através dos Conselhos Distritais. Material foi inscrito no Prêmio Internacional de Dubai, onde Canguçu representará o Brasil
Crédito: Xiru Gonçalves Fonte: DECON/Prefeitura de Canguçu

O projeto que levou a Prefeitura de Canguçu a conquistar seu primeiro prêmio nacional em gestão já está documentado em vídeo.

>Conselhos Distritais: Projeto Terra de Todos é homenageado em Brasília

A conquista inédita ocorreu no ano passado, quando a iniciativa “Terra de Todos: o poder compartilhado através da participação popular no meio rural” foi uma das vencedores do Prêmio Caixa Melhores Práticas.

O projeto mostra o desenvolvimento e os resultados alcançados pela prefeitura a partir dos Conselhos Distritais, que são mecanismos de descentralização do poder formados por líderes comunitários, membros de associações, escolas, sindicatos e movimentos sociais.

Mensalmente os membros do governo municipal se deslocam até as comunidades rurais para debater os principais assuntos que envolvem a realidade daquele coletivo.

> Projeto canguçuense representará o Brasil no Prêmio Internacional de Dubai

São os conselheiros distritais que definem as prioridades e a execução das tarefas no meio rural. Áreas como Desenvolvimento Rural, Assistência social, Saúde, Educação e Meio Ambiente estão entre as principais pautas dos encontros.

>Pequenos agricultores ajudam a decidir o futuro de seu município

A iniciativa era uma das propostas de campanha do prefeito Gerson Nunes. Ao iniciar o mandato, em 2013, o gestor deu início ao projeto que levaria mais longe o nome de Canguçu:

– Estamos ampliando a democracia, garantindo às pessoas o direito de decidir o que é melhor para a comunidade delas – disse Gerson ao afirmar que o modelo de gestão baseado na participação popular é uma marca de governo que será mantida.

>Conselheiros Distritais recebem homenagem por conquista inédita

Em 2016 o projeto 'Terra de Todos' representa Canguçu e o Brasil como um dos finalistas do Prêmio Internacional de Melhores Práticas, disputado em Dubai, nos Emirados Árabes.

Neste ano as práticas premiadas também participarão das etapas de reaplicação – por meio da realização de oficinas de Melhores Práticas –, e de divulgação e disseminação, na forma de compartilhamento de experiências do banco, participação em exposições sobre o tema, publicações externas, eventos de divulgação e exposição fotográfica itinerante.

Em novembro do ano passado, a conceituada produtora Fabrika Filmes, de Brasília, se deslocou ao interior de Canguçu para registrar o sucesso do projeto.

>Produtora Fabrika Filmes vem a Canguçu registrar ação dos Conselhos distritais

O resultado do trabalho você acompanha no vídeo a seguir:

Fotos: Xiru Gonçalves/Prefeitura de Canguçu
publicações
Acesse, por tipo de modalidade, a listagem histórica dos editais abertos e já finalizados pelo administração pública do município de Canguçu.