22 MAI 2019
PROGRAMA DO MORANGO ENTREGA 67.300 MUDAS DE MORANGO PARA PRODUTORES
O Morango é uma cultura que realmente oferece uma diversificação de culturas com um bom retorno financeiro para os produtores.

Nesta semana estão sendo entregues 67.300 mudas de morango para pequenos produtores locais. O subsídio na aquisição das mudas é o principal incentivo financeiro do programa, onde as mudas (importadas tanto do Chile como da Argentina), que são adquiridas e repassadas aos produtores são subsidiadas em 40%, através do FUNAGROMICRO (Fundo Municipal de Desenvolvimento Agropecuário para Micro-Produtores Rurais).

O Programa Municipal do Morango é um programa conduzido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário desde o ano de 2011, este tem como principal objetivo fortalecer e consolidar a cultura do morango no Município, possibilitando aos produtores uma nova alternativa de renda na propriedade rural. O programa já beneficiou 279 produtores familiares em nove anos de existência e auxiliou no desenvolvimento e evolução da produção de morango no Município, consolidando a cultura com uma área de mais de 5 Hectares com plantio de aproximadamente 300 mil mudas no ano agrícola de 2018.

O programa consiste em uma série de ações coordenadas pela secretaria, estas vão desde a inscrição dos produtores, avaliação de aptidão produtiva, encomenda de mudas (subsidiadas), escolha da área a ser utilizada, capacitação periódica, assistência técnica contínua e auxílio à comercialização da produção.

O Morango é uma cultura que realmente oferece uma diversificação de culturas com um bom retorno financeiro para os produtores, tornando o Programa atrativo e aumentando o interesse pela cultura, principalmente quando vinculada a assistência técnica que transmite segurança para quem está iniciando a atividade.