14 MAI 2019
UNIDADES DE SAÚDE DE CANGUÇU CONTARÃO COM PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE
O sistema tem por objetivo integrar as informações dos pacientes em uma só plataforma para todas as unidades de saúde;

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), começou a ser implantado na segunda feira (6), na unidade de pronto atendimento municipal. O sistema tem por objetivo integrar as informações dos pacientes em uma só plataforma para todas as unidades de saúde, inclusive para aquelas concentradas na zona rural.

O PEP é um modelo de prontuário médico digital e padronizado. Por meio dele, os profissionais da saúde podem acessar e adicionar informações sobre a saúde de determinado indivíduo. Quando pronto, o histórico médico do paciente fica armazenado em um banco de dados, servindo como base para a indicação de tratamentos e procedimentos.

O prontuário também é vinculado a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), ou seja, o profissional terá acesso a informações específicas e referentes ao atendimento solicitado pelo paciente, por meio de mecanismos de pesquisa e filtros, facilitando assim, a resolução do problema de forma mais rápida e eficiente. Além de um atendimento mais eficaz, o sistema oferece também, maior economia ao paciente e ao município, uma vez, que evita a duplicidade de serviços.

O atendimento é realizado através de uma triagem médica. O paciente passa pela recepção da unidade e solicita uma consulta, portando documento de identidade e cartão do SUS. Em seguida, ele recebe uma ficha e passa por uma verificação de sua condição de saúde. Após realizados estes procedimentos, o paciente volta a aguardar na sala de espera, até que seja solicitado para consulta.

A previsão de conclusão para a implantação do prontuário nas unidades básicas da cidade é para o final de junho deste ano. Para as unidades do interior, a previsão de instalação deste servidor é para o segundo semestre.