23 ABR 2019
ABRIL VERDE: SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Serão realizadas ações conjuntas com os demais órgãos e instituições colaboradoras da saúde do trabalhador.

Neste mês de abril, a Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando na conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Na próxima segunda-feira (28) é celebrado o dia internacional em memória às vítimas de acidentes doenças de trabalho. Segundo dados levantados pela Previdência Social e Ministério do Trabalho, mais de 700 mil acidentes e 2800 mortes ocorreram no último ano no Brasil decorrente de acidentes de trabalhos.

Em 2017, o Setor de Segurança do Trabalho do Município implantou um sistema de notificações junto ao Pronto Socorro, para monitorar o número de acidentes no ambiente de trabalho. No ano em questão, foram 50 notificações. Em 2018, o número subiu para 70 casos.

Segundo o técnico de segurança do trabalho, responsável pela coordenação da segurança do trabalho no município Roger Duarte, a maior parte dos casos ocorreu no meio rural, com maior frequência em acidentes com maquinários e motosserras.

Entre as ações que serão desenvolvidas neste mês, estão: planejamento das ações em saúde do trabalhador; vigilância em ambientes de trabalho; investigação de acidentes e óbitos relacionados; notificação de doenças e acidentes além da realização de campanhas educativas, de prevenção a doenças e acidentes relacionados ao trabalho;

Além disso, serão realizadas ações conjuntas com os demais órgãos e instituições colaboradoras da saúde do trabalhador, como o Ministério Público do Trabalho, Sindicatos, Coordenadoria Regional de Saúde, CEREST Regional, comissões e conselhos de saúde do trabalhador. A campanha teve início no começo do mês com ações de capacitação para as Unidades de Saúde do Município, para identificar e notificar os agravos relacionados ao trabalho.

Para o técnico da coordenação, a ação contará com um trabalho de forma articulada com os demais setores de vigilâncias do Município (Sanitária, Epidemiológica e Ambiental); Quaisquer dúvidas sobre segurança do trabalho, poderão ser sanadas junto ao setor responsável, que funciona dentro da Secretaria Municipal de Saúde.