22 MAR 2019
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE LANÇA PROJETO DE PROTEÇÃO DE FONTES E NASCENTES
O projeto visa promover a recuperação e a proteção ambiental através de ações simples e eficazes;

Hoje (22) no dia Mundial da água a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo anunciou um Projeto de Proteção de Fontes e Nascentes do Município, que visa promover a recuperação e a proteção ambiental através de ações simples e eficazes.

Na prática, o programa buscará incentivar os proprietários de nascentes a plantar árvores num raio de 50m, melhorar a qualidade e a disponibilidade da água.

Segundo o projeto, para realizar uma boa conservação de nascentes, é necessário aplicar estratégias que englobam pontos básicos como: controle de erosão do solo por meio de estruturas físicas e barreiras vegetais de contenção,

Além disso, minimização de contaminação química e biológica, e evitar a construção de currais, chiqueiros, galinheiros e fossas sépticas, nas proximidades, principalmente acima das nascentes, também são meios de conservar as nascentes, pois com a chuva os dejetos podem contaminar as fontes d’água.

PRINCIPAIS PONTOS DO PROJETO

Toda nascente para sobreviver necessita que a vegetação nativa do seu entorno seja protegida.

Recomenda perceber se há formação de capoeira (regeneração natural) com plantas como alecrim, carrapicho, jaborandi, lobeira, assa-peixe, embaúba, pinha do brejo, pombeiro, aroeira, sangra d’água, pororoca, maria-mole etc. Se a resposta for positiva, é necessário apenas cercar, mantendo uma distância mínima de 50 metros ao redor dela.

Se o entorno da nascente estiver ocupado com pasto e poucos arbustos, além de cercar a nascente é preciso plantar algumas árvores, escolhendo bem as espécies, a quantidade e a distribuição.

No entanto, o plantio de muitas árvores próximo à nascente pode secá-la por algum tempo. Dentro da área cercada recomenda-se plantar cerca de 30 a 100 árvores, dependendo do potencial de regeneração e do ecossistema local, sempre com espécies nativas.

As árvores irão atrair pássaros e outros animais que trarão novas sementes que irão reflorestar a área aos poucos, além de aumentar a infiltração da água da chuva no solo e segurar a terra arrastada pela enxurrada, impedindo o soterramento da nascente.

DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DA ÁGUA
O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas.
Dois terços do planeta Terra são formados por água. O problema é que em pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como se sabe, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem.