20 MAR 2019
CANGUÇU NA ROTA DA COSTA DOCE
Atrativos históricos, gastronômicos e naturais atraem turistas para Canguçu;

Apesar do tempo nublado, às 8 horas da manhã de domingo, 17 de março, um grupo de 40 visitantes se reuniu no Mercado Público de Pelotas com itinerário certo: visitar o “monte das oliveiras” do interior de Canguçu, experimentar a gastronomia local e conhecer um pouco da história de Canguçu por meio da visita ao centro histórico.

O Citytour organizado e comercializado pela agencia de turismo Terra Sul de Pelotas, empresa que a anos aposta nos atrativos turísticos existentes em toda a região da Costa Doce organizando passeios diversificados por meio do trabalho delicado de identificar os atrativos que estão sendo organizados e desenvolvidos nos municípios e formatar roteiros possíveis de serem comercializados aos turistas oriundos, em sua maioria, da própria região. Desta forma, lapida-se o turismo regional, em uma atividade mais forte e agregadora.

Em Canguçu, o passeio teve por objetivo visitar a fabrica de azeites Verde Louro localizado na fazenda Mato Grande, 4° Distrito, distante 30 quilômetros da sede urbana no município. A chuva forte do meio da manhã não tirou a animação do grupo.

Na fazenda todos foram recepcionadas por um dos proprietários que explanou sobre todo o processo de fabricação dos azeites, a proposta diferenciada e de qualidade, as premiações que já começam a serem conquistadas, ressaltando de que é possível fazer um produto de excelência e que temos uma região favorável para esta diversificação de culturas. Uma breve caminhada entre as oliveiras foi possível entre o intervalo da chuva, o que abriu o apetite para a posterior degustação dos produtos. Assim, uma linda mesa foi preparada para a degustação das diferentes variedades de azeite de oliva, experiência sensorial que foi uma verdadeira explosão gustativa.

Experimentados os azeites e adquiridos os produtos, todos, satisfeitos, embarcaram em direção à zona urbana de Canguçu, onde um almoço caprichoso no estabelecimento Morada das Figueiras esperava por todos.

Após o almoço, importante ponto histórico visitado foi o casarão em estilo neoclássico do final do século XIX, a Casa da Cultura Marlene Barbosa Coelho, onde foi possível conhecer um pouco mais da história de Canguçu por meio das peças antigas expostas no museu e demais casarios antigos no entorno da Praça Dr. Francisco Carlos dos Santos.

O citytour finalizou com a visita a Praça Hermandino Rodrigues Borges, e sua história vinculada a onça “acuangaçu” que lhe dá o nome popular e, no qual, o grupo foi recepcionado com delicioso café colonial e música ao vivo  no Quiosque Amigos da Onça. Todos comeram, cantaram e dançaram. Por fim, os nossos visitantes/turistas aparentemente muito satisfeitos com as experiências vividas, retornaram ao final da tarde do mesmo dia a Pelotas.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário apoiou a roteirização deste citytour realizado pela Agencia Terrasul, por meio da logística aos pontos turísticos que foram visitados, onde a turismóloga Cristiane Berselli acompanhou o grupo desde a saída em Pelotas como condutora local, orientando o trajeto e explanando sobre a história, a economia e os atrativos turísticos do município; o coordenador do Departamento de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo Michel Reiznault e o coordenador do departamento de Cultura Rudinei Domingues recepcionaram os 40 visitantes na Casa de Cultura Marlene Barbosa Coelho durante a visita ao Museu Capitão Henrique José Barbosa.