15 MAR 2019
HORTA COMUNITÁRIA: REALIDADE PRÓXIMA POSSIBILITARÁ UMA FONTE DE ALIMENTAÇÃO E DE RENDA
A Secretaria de Assistência Social ficará responsável por selecionar as famílias e a Secretaria de Desenvolvimento entra com a parte de auxiliar no manuseio de solo.

Nesta quinta-feira (14), aconteceu a primeira reunião de apresentação do Projeto de Hortas Comunitárias na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. A apresentação foi mediada por Larissa Souza e Letiane Penning.

O intuito do projeto é proporcionar espaço e treinamento para as pessoas que se encontram em circunstâncias vulneráveis possam plantar hortaliças para consumo ou venda, proporcionando uma fonte de alimentação e de renda. Além disso, o estímulo ao convívio ajuda a fomentar a cooperação e as tarefas em equipe.

Idosos, desempregados, famílias em situação de vulnerabilidade financeira e beneficiários de programas sociais, poderão participar do projeto. Após a seleção das famílias, ocorrerão palestras e reuniões para discutir o funcionamento e a divisão de tarefas.

Segundo a organização, o envolvimento dos integrantes na produção da horta permite a participação de todos os componentes da família gerando um vínculo mais estreito com espírito de união, trabalho, e cooperativismo.

Além disso, poderão ser oferecidos cursos básicos de técnicas de manejo e cultivo de legumes e hortaliças, como também coletar informações, esclarecer dúvidas e identificar as principais necessidades de cada integrante.

Visando substituir o uso de fertilizantes industriais, a comunidade poderá adotar um sistema simples de composteira caseira ou minhocário. O adubo produzido pode ser usado na plantação e substituir os fertilizantes.

Empresas e instituições interessadas em parcerias para desenvolver o projeto, poderão entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Os locais escolhidos deverão atender às necessidades da comunidade, como a localização para melhor assistir às famílias participantes, assim como dispor da luz solar, a disponibilidade de água e características de solo.

As atividades serão monitoradas e assistidas por técnicos especializados na produção preconizada de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário. A estimativa é de que o projeto comece a ser executado a partir de maio.