29 NOV 2018
FORMADA A PRIMEIRA TURMA DE EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO PARA JUVENTUDE RURAL
O curso é oferecido pela EMATER e é totalmente gratuito;

Nesta quinta-feira (29), aconteceu a formatura da primeira turma do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para Juventude Rural no Centro de Treinamento de Agricultores de Canguçu (CETAC).

Participaram do curso 27 jovens agricultores dos municípios de Canguçu, Pelotas e São Lourenço do Sul, de famílias assistidas pela Emater Ascar.
Foram cerca de 8 meses de estudos dentro do CETAC, dividido em 8 módulos, que abordaram desde o funcionamento de uma agroindústria, o mercado institucional, o cooperativismo e até questões sociais, culturais e econômicas na agropecuária.

— Nossa preocupação era dar para eles uma formação integral no sentido de reconhecerem a importância e o valor de ser agricultor. Quando recebemos os jovens eles tinham uma visão de mundo, não conheciam a fundo a propriedade rural e hoje eles retornam para casa com outra percepção. Clarrisa Vaz, coordenadora estadual de juventude rural na Emater RS Ascar.

O curso foi totalmente gratuito e a Emater disponibilizou de transporte aos alunos, tanto para as aulas, quanto para excursões a propriedades e agroindústrias locais para complemento da teoria.

— Esse curso não acaba aqui. Durante os módulos, os técnicos da Emater estiveram acompanhando as famílias dentro das propriedades para dar orientação e ver como estava na prática o que os jovens recebiam na teoria. No final do curso cada jovem teve que desenvolver um projeto produtivo, dentro da agricultura, que terá continuidade agora. Temos o compromisso de seguir dando orientação a esses jovens.