13 NOV 2018
SECRETARIA DE SAÚDE ATUANTE NA CONSCIENTIZAÇÃO DA SAÚDE DO HOMEM
A atividade fez parte da programação do Novembro Azul e atendeu mais de 200 caminhoneiros;

Na última sexta-feira (9), a caravana Siga Bem Caminhoneiro chegou a Canguçu, com patrocínio da Petrobras e apoio do ONU Brasil, visitou Canguçu na 11° edição do maior evento itinerante das estradas brasileiras.

Nos dois dias de sua passagem, a caravana realizou uma ação de conscientização sobre a saúde masculina, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Durante os dois dias, foram feitos mais de 200 testes de HGT (glicose), mais de 100 testes rápidos de sífilis, HIV e Hepatites B e C, além de mais de 200 verificações de pressão. Foram vários casos de pessoas com pressão e glicose alteradas, que desconheciam o fato.

No sábado (10), ao meio dia, as profissionais da Secretaria de Saúde realizaram uma roda de conversa sobre a saúde do homem, ação dentro do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata.

Segundo as enfermeiras, a ação foi produtiva e eles receberam muito bem a proposta. Um dos eixos da conversa foi a importância do exame de câncer de próstata após os 40 anos e os cuidados com a alimentação, uma vez que pela praticidade ou falta de opção na estrada, recorrem a frituras e refrigerantes.

A Secretaria realizou a ação nos dois dias que a Caravana passou pela cidade: na sexta (9), das 13h às 19h, e no sábado, das 10h às 17h, no Posto Fitazul, na BR 392, Km 140;