05 JUN 2018
DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO
Saiba como foi a ação em Canguçu e como procurar auxílio.

A Defensoria Pública da União em mutirão em Canguçu prestou quatro dias de atendimentos gratuitos à população, sanando as principais dúvidas referentes a auxílio doença, aposentadoria por invalidez, benefícios assistenciais, contratos habitacionais, renegociação de dívidas.

Ao total foram 60 atendimentos realizados e as principais dúvidas se concentraram nos seguimentos em Beneficio Assistencial de Idosos e Deficientes e Auxílio Doença. Segundo a DPU o número de atendimentos foi bem positivo, o que ressaltou a importância de fazer mais ações deste tipo no município.

O que é a DPU?
Os cidadãos que precisam de assistência jurídica, judicial e extrajudicial e comprovarem falta de recursos podem contar com os serviços gratuitos da Defensoria Pública da União (DPU). O órgão garante o acesso à justiça ao permitir uma defesa adequada da qual o indivíduo possa participar ativamente.

Qual a diferença entre Defensoria Pública da União e Defensoria Pública do Estado?
A Defensoria Pública da União atua nos graus e instâncias administrativas federais, ou seja, junto à Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral, Tribunais Superiores, e instâncias administrativas da União. Já as Defensorias Estaduais, independentes, vinculadas à estrutura Estadual, tem atuação nos graus e instâncias estaduais. Lembre-se de que a Defensoria Pública da União atua nos Estados e no Distrito Federal, com suas Defensorias Públicas Regionais da União e respectivos núcleos, no primeiro e segundo graus e instâncias administrativas federais.

Defensoria Pública de Canguçu
Rua Júlio de Castilhos, 803 – 1º Andar, sala 101. Bairro: Centro.
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h.
Retirada de senha até as 9h para atendimento no mesmo dia.

Defensoria Pública da União
Endereço: Rua XV de Novembro, nº 767 – Centro/ Pelotas-RS
Horário de atendimento ao público: 13:00 às 18:00 de segunda a sexta-feira.