29 MAI 2018
DIA DO DESAFIO
A prática envolverá 492 municípios de tudo o Estado, confira as atividades de Canguçu

No dia 30 de maio acontece mais uma edição do Dia do Desafio, uma campanha mundial de incentivo à prática de atividades físicas e esportivas que, no Rio Grande do Sul, envolverá 492 municípios neste ano. Na quarta-feira dia 30, diversas atividades devem estimular pessoas a mudarem os seus hábitos, começando por alterar a rotina nessa data e realizar por, pelo menos, 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.
Além disso, o Dia Do Desafio promove uma disputa entre duas cidades a fim de estimular a adoção de hábitos mais saudáveis. Mais do que uma competição, o objetivo é promover a integração e a cooperação entre cidades sorteadas. Neste ano Canguçu compete com a cidade de Navegantes de Santa Catarina.
O Núcleo de Esportes da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura de Canguçu vai promover em parceria com a Dumith Estudio e Academia algumas atividades físicas durante todo o dia. Começando às 9h com uma equipe de profissionais da academia que realizará atividades laborais nas repartições públicas e no comércio. As 14h acontecerá uma aula aberta para toda a comunidade na cancha em frente à Prefeitura (em caso de chuva as atividades serão realizadas no cine teatro municipal). A mobilização acontece também em todas as escolas municipais que através de seus professores de Educação Física desenvolverão atividades físicas com seus alunos, professores e funcionários.

Origem do Dia do Desafio
O Dia do Desafio foi criado no começo da década de 1980, no Canadá. O objetivo do evento é provocar a reflexão da necessidade de mudar os hábitos para uma vida mais ativa e prazerosa. Assim, o Dia do Desafio visa buscar incentivar as pessoas a saírem do sedentarismo. Com o passar dos anos, o espírito do Dia do Desafio se consolidou e espalhou-se por todo o mundo. No Brasil, o Dia do Desafio foi realizado pela primeira vez em 1995, em parceria com a The Association for International Sport for All (TAFISA). A partir do ano 2000, quem assume a organização do evento é o Sesc em parceria com as prefeituras.