14 MAI 2018
CANGUÇU AVANÇA NA ACESSIBILIDADE
Alternativas simples melhoram a vida de quem precisa

O 160º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades que aconteceu em Canguçu semana passada e venho para debater o mais amplo sentido da palavra "acesibilidade" e todas implicações que ela envolve. A acessibilidade envolve além do poder público, depende de todos os membros da comunidade, em tempos de crise financeira, alternativas criativas devem ser criadas e debatidas.

O debate é o primeiro passo para o avanço no tema, entender e compartilhar ideias entre governantes e população. Representantes de Municípios da região se deslocaram até Canguçu para acrescentar ao debate e procurar soluções para aplicação na região.

Acessibilidade

Proporcionar acessibilidade significa incluir a pessoa que possua algum tipo de deficiência nas atividades do cotidiano de todos. Como no uso de algum produto ou serviço. Com o crescimento das áreas urbanas, fica ainda mais clara a importância de que as cidades sejam vistas de uma forma mais ampla e inclusiva, que permita a todos viverem da melhor forma. Para isso, projetos que preveem requalificar áreas devem estar atentos a maneiras de atender ao máximo a diversidade de pessoas.

Essa questão está cada vez mais na pauta do desenvolvimento urbano, mesmo que ainda existam algumas barreiras que ainda precisam ser ultrapassadas.

Conheça alguma mudanças que auxiliam na acessibilidade desenvolvidas pelo Município.

• Rampa de acessibilidade ao Gabinete do Prefeito, sendo a primeira vez na história que um cadeirante conseguiu chegar ao Gabinete do Prefeito;

• Faixa elevada na frente da APAE;

• Construção das duas plataformas niveladas para cadeirantes no Cine Teatro Municipal;

• Demarcação de espaços pra cadeirantes no ginásio;

• Banheiros acessíveis: Gabinete do Prefeito , Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Cine Teatro Municipal, Ginásio Municipal;

• Adequação da sala de recepção do Pronto Atendimento com balcão do nível para cadeirantes;

• 1º evento municipal com tradução em libras;

• Ampliação do acervo da biblioteca de audiobook e livros em braile;

• Processo de implantação de sinal luminoso para surdos nas salas de aula;

• Aumento do repasse para a APAE para ampliação de atendimentos aos autistas R$ 200.000/ano;

• Ampliação do atendimento de monitoria nas escolas através de as professores auxiliares para alunos com necessidades especiais;

• Capacitação professores e auxiliares de educação especial, no mínimo quatro ao ano;

• Lei das Calçadas construída em parceria com o conselho municipal das pessoas com deficiência que regulamenta a construção de calçadas.