07 MAI 2018
ETAPA MUNICIPAL DA CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO CHEGA EM CANGUÇU
É de extrema importância à participação da comunidade escolar e demais segmentos da sociedade no debate do Plano Nacional de Educação.

Acontecerá em Canguçu, no dia 30 de maio de 2018, no Cine Teatro 27 de Junho, às 8h a Etapa Municipal da 3ª Conferência Nacional de Educação – CONAE. A Etapa Municipal é preparatória para a 3ª CONAE/2018, a qual terá como tema principal “A consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura juntamente com representantes do Fórum Municipal de Educação, abrangendo diversos segmentos da sociedade.

É de extrema importância à participação da comunidade escolar e demais segmentos da sociedade no debate do PNE – Plano Nacional de Educação como epicentro das políticas educacionais.

Nesse sentido, indicamos o dia 14 de maio para as Escolas da Rede Pública Municipal de Canguçu realizarem o debate do Documento- Referência da 3ª CONAE/2018 e elegerem 3 delegados que representarão as instituições no sentido de apresentar propostas à Etapa Municipal. Lembramos que os delegados poderão ser representantes dos professores, funcionários, estudantes ou pais/responsáveis.

As inscrições para os delegados que participarão da Etapa Municipal da 3ª CONAE/2018 poderão ser realizadas até o dia 18 de maio, através da Ficha de inscrição (EM ANEXO).

Cada delegado deverá escolher o eixo temático que gostaria de discutir, indicando no momento da inscrição, além deste eixo mais duas opções, necessariamente.
Em consonância com a Etapa Nacional, durante a Etapa Municipal da 3ª CONAE/2018, serão debatidos oito eixos temáticos:

1º - O PNE na articulação do SNE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação.
2º - Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais.
3º - Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social.
4º - Planos decenais, SNE e democratização da educação: acesso, permanência e gestão.
5º - Planos decenais, SNE, educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão.
6º - Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação.
7º - Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.
8º - Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.