16 ABR 2018
FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DO PROJETO ESCOLA DO CAMPO
Parceria entre secretarias fortalece o desenvolvimento constante de professores do Município.

A Secretaria de Educação, Esportes e Cultura em parceria com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário e apoio da Emater, promoveu mais uma atividade de formação com os professores que irão trabalhar no novo projeto Escola do Campo. A formação realizada na última sexta-feira (13) capacitou os professores da rede municipal para instalação e manejo de hortas. Estas atividades darão complemento ao aprendizado da sala de aula e terão como objetivo o elo entre escola e comunidade local, já que os alunos irão aplicar e compartilhar esses aprendizados em suas casas.

O que é a Escola do Campo?

Em cumprimento a Emenda a Lei Orgânica Municipal Nº08/2017, que visa a implantação gradativa de educação em turno integral no município. Nela além do currículo base nacional de educação os alunos irão adquirir conhecimentos condizentes com a área rural em que estão inseridos, podendo aplicar os aprendizados em beneficio da comunidade local. Com horário adequado a realidade em que vive. Gerando ganho pedagógico através de temas geradores de interesse do aluno do campo.

O que muda para os alunos?

Os alunos irão até a escola de segunda à quinta, sendo sexta dedicada a aplicação de projeto em casa. Os alunos irão chegar às 9h na escola, receberão um lanche, ao meio dia um almoço, e sairão às 15h onde também irão receber um lanche.

Mas e o currículo e a carga horária?

O currículo de educação nacional permanecerá sendo ensinado, o aluno irá agregar mais valores de acordo com sua faixa etária e realidade rural. A carga horária não será afetada, hoje o aluno passa 20h durante a semana na escola, com a escola rural apesar de ir até a escola apenas 4 vezes na semana ele ficará 24h por semana em ambiente escolar.

Quais escolas receberão o projeto?

Por se tratar de um projeto piloto no município cinco escolas receberão a escola do campo neste primeiro ano: E.M.E.F. Cristo Rei, E.M.E.F. São João Batista de La Sale, E.M.E.F. Guido Timm Venzke , E.M.E.F. Oscar Fonseca da Silva, E.M.E.F. Heitor Soares Ribeiro.

Todas as escolas se encontram preparadas para receber o volume de alunos.