02 FEV 2018
ESCOLA REVERENDO JOAQUIM GANHARÁ NOVAS INSTALAÇÕES JÁ NO COMEÇO DO ANO LETIVO DE 2018
As obras estão em pleno vapor

Quem passa na Rua Júlio de Castilhos em frente ao Fórum Municipal já deve ter percebido que o prédio ao lado da Casa de Cultura está em obras. No inicio do ano letivo, 26 de fevereiro, as crianças matriculadas na Escola Municipal Infantil Reverendo Joaquim Manuel da Silveira ganharão novo espaço. Em conversa o Secretário de Educação, Esportes e Cultura, Cledemir de Oliveira Gonçalves nos informou mais a respeito da mudança.

A mudança de local
“Havia muita procura pela escola por ser um ponto central, porém beneficiava poucos alunos por deter de pouco espaço físico, atualmente a escola possui apenas duas salas de aula e não possui um refeitório, as crianças merendam dentro da própria sala. Visando a melhoria do atendimento das crianças desta escola, ano passado iniciou-se a idéia de achar um local mais adequado em que pudesse dar a estrutura básica e aumentar o atendimento. A partir deste momento procurou-se um lugar que não fugisse do ponto central, então surgiu à iniciativa de fazer ao lado da Casa de Cultura Marlene Barbosa Coelho, em frente ao Fórum Municipal e a Escola Irmãos Andradas. No final de 2017 iniciaram-se as obras em regime de força tarefa para estarem concluídas já para o inicio das atividades escolares de 2018, o projeto está quase finalizado, até o dia 20 de fevereiro acredita-se que a obra seja entregue. A nova estrutura contará com sala própria para o setor administrativo, sala dos professores, sala de direção e refeitório. O prédio está totalmente dentro da legislação, com banheiros adaptados, área externa com corredor para alunos portadores de deficiência visual, estrutura modernizada que dará total suporte as famílias que necessitam deste atendimento na região central do município.
Com o novo espaço o atendimento irá passar de 80 alunos para 170 alunos. “Tornando-se referência dentro do município em escola de educação infantil.”

Circulação na Rua Júlio de Castilho
"Na questão do grande fluxo na Rua Júlio de Castilhos nos horários de entrada e saída de alunos, junto com a Secretária de Obras Trânsito e Serviços Urbanos estudam-se alternativas para se diminuir o contingente que hoje já é muito grande, outra medida será criar uma pequena diferença de horário, para não intensificar a circulação de pessoas."

Investimento
"Dentro do ano de 2017 se investiu um valor acima do mínimo previsto na legislação.
26,90% da economia municipal foi investido na educação do município, dentro deste investimento se encontra a obra da Reverendo Joaquim que foi construída com recurso próprio do município, o investimento retornará aos cofres nos próximos anos, pois era pago um aluguel no antigo prédio da escola e o novo local é um prédio próprio do município de Canguçu."