03 JAN 2018
Encomenda de sementes de batata
A aquisição de novas mudas visa melhorar e aumentar a produção do produto,

A Prefeitura Municipal de Canguçu em ação conjunta com o escritório municipal da Emater/RS aconselha os produtores de batata a adquirirem novas sementes, como forma de melhorar a qualidade do produto.
As encomendas de sementes de batatas estão sendo feitas até o dia 19 de janeiro na Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário. A retirada das sementes acontece no dia 24 de janeiro também na Secretária.
A Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário fica localizada na Rua Júlio de Castilhos nº 941.

Entenda a importância da encomenda da semente de batata
A batata é uma cultura que utiliza como semente o próprio tubérculo (batata), podendo o mesmo ser o disseminador de doenças e pragas de um ciclo de cultivo para o outro, muitas vezes chegando ao ponto de inviabilizar o plantio.
A renovação da semente com a aquisição de sementes limpas, ou seja livre de pragas e doenças proporciona uma renovação do material e por consequência maior qualidade e produtividade da lavoura de batatas. A assistência técnica recomenda que para a região de cultivo de Canguçu/RS, os agricultores adotem a renovação total das sementes a cada três anos de cultivo.
A Prefeitura Municipal de Canguçu em ação conjunta com o escritório municipal da Emater/RS identificaram que a grande maioria das áreas de produção de batata do município apresentam altas infestações de doenças, pragas e baixas produtividades ocasionadas principalmente pelo uso inadequado de sementes (sementes contaminadas).
Na busca por minimizar este problema enfrentado pelos produtores do município a Emater e Prefeitura estão facilitando a aquisição de sementes, estas oriundas de sementeiros autorizados pela Embrapa. As encomendas das sementes serão realizadas diretamente na Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário, situada à Rua Júlio de Castilhos nº 941.