10 NOV 2016
Escola da Terra: Canguçu participou de atividades referentes ao Programa
O grupo participou na Tertúlia sobre Histórias Construídas com a Ação Escola da Terra 2014-2015. Na ocasião, os participantes compartilharam experiências, aprendizagens e trabalhos realizados, a partir das formações da Escola

No dia 05 de novembro, sábado, um grupo de professores-cursistas de Canguçu esteve na 62ª Feira do Livro de Porto Alegre, com acompanhamento de direção e coordenação da escola, tutoras e coordenação municipal. O evento ocorreu no Memorial do Rio Grande do Sul- UFRGS/SECADI/MEC.

O grupo participou na Tertúlia sobre Histórias Construídas com a Ação Escola da Terra 2014-2015. Na ocasião, por meio de histórias e relatos, os participantes puderam compartilhar experiências, vivências, aprendizagens e trabalhos realizados, a partir das formações da Escola.

Em Canguçu, a secretária Ledeci Lessa Coutinho aderiu ao Programa ainda em 2013. Na sequência, foi realizada a seleção de tutores via edital aberto e em seguida, a seleção dos cursistas, sendo prioritariamente, professores do 4º ou 5º ano de escolas inseridas em comunidades quilombolas da zona rural.

Nos dias 26 e 27 de outubro, o município também esteve em Brasília-DF, no Seminário Nacional do Programa Escola da Terra, sendo representado pela coordenadora municipal Patricia Rutz Bierhals.

Sobre a Escola da Terra:
A Escola da Terra foi instituída como uma das ações do Programa Nacional de Educação do Campo – Pronacampo, por meio da qual o Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e em regime de colaboração com estados, Distrito Federal e com as prefeituras municipais, reafirma e aprofunda o compromisso previsto no decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010, de ampliar e qualificar a oferta de educação básica e superior às populações do campo.

Em nota, a Secretaria de Educação e Esportes parabeniza o grupo de professores-cursistas e tutoras pelo trabalho que está sendo desenvolvido junto às comunidades rurais, trazendo para o cotidiano escolar o reconhecimento e valorização dos sujeitos do campo, com toda a sua diversidade, ressignificando a Educação no/do Campo no município, compartilhando seus fazeres pedagógicos nos mais diversos campos do estado e do país.

Lista dos cursistas:
Alexandre Antunes Guastuci, Ana Beatriz Souza Perchin, Crisna Márcia Behling Krause, Débora Treichel Eifler, Iloní Weber Garcia, Juçara Vargas Duarte, Luciana Clasen Loper, Lucinara da Silva Meireles, Raquel De Oliveira Lopes, Tânia Beatriz Nei Marques, Vera Maria Krumreich Schlee, Carla Mantovane Furtado, Carla Daiane Gauger Retzlaf , Ederlei Bahr Zarnott, Gissela Knabach Voigt, Graciéle Abrahm Griep Timm, Karen Zurschimitten Quintana , Laura Bergmann Schröder, Lorena Kroning Westphal, Onaira Soares da Fonseca, Ronildo Lages da Cunha, Sirlei Rodrigues Becker, Tanira Fonseca da Fonseca, Valéria Da Silva Quintana, Gislaine Fagundes, Elisane Bilhalva, Patricia Bierhals, Adriana Bezerra Barcelos, Cândida Rodrigues dos Santos, Carmen Regina Helbig Röpke, Delimar dos Passos Soares, Fernanda Ott Goularte, Iloni Maria Radke Iven,Ivone Portelinha de Ávila, Lidiane da Silva Noguêz, Paula Gonçalves Jacondino e Sabrina da Cruz Duarte.

Escolas municipais (EMEF) participantes:
José Maria Dutra, Heitor Soares Ribeiro, Marechal Deodoro, Dr. Jaime de Faria, Guido Tim Venske, Júlio de Castilhos, Santo Ângelo, José Luis da Silva, Euclides da Cunha, Oscar Fonseca da Silva, Santa Maria, Carlos Moreira, Marechal Floriano, Gonçalves Dias e Presidente Castelo Branco