07 NOV 2016
ESF 02 Bairro Fonseca realizou atividades alusivas ao Novembro Azul
A equipe fez nesta segunda-feira(7), na unidade de saúde, ações alusivas ao Novembro Azul, e também um bingo com direito à gaita e chimarrão para os participantes

A equipe de Estratégia da Saúde da Família 02 Bairro Fonseca promoveu nesta segunda-feira (7) atividades referentes ao Novembro Azul, para cuidados da saúde dos homens. Também ocorreu um bingo com direito à gaita e chimarrão para os participantes.

A iniciativa tem o objetivo de alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Sobre a saúde do homem:
Considera-se que, por motivos culturais, os homens têm mais resistência a procurar cuidados médicos. Segundo estudos do Ministério da Saúde, eles geralmente procuram já com o problema de saúde detectado e em estágio evoluído, sendo que muitos deles também não seguem os tratamentos recomendados.
Indicadores também mostram que a população masculina tem hábitos menos saudáveis e estão mais suscetíveis a fatores de risco para doenças crônicas, e podem viver, em média, sete anos a menos do que as mulheres.

Para uma vida saudável, é preciso ter uma boa alimentação, não fumar, evitar bebidas alcoólicas, praticar atividades físicas, usar preservativos em toda relação sexual e procurar os profissionais de saúde com frequência para orientações.

Câncer de Próstata
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.
Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.
Os sintomas só aparecem nos casos avançados: vontade de urinar com urgência, dificuldade para urinar, levantar-se várias vezes à noite para ir ao banheiro, dor óssea, queda do estado geral e dores fortes no corpo.