12 JUL 2016
EFA-Sul é tema de debate no Fórum da Agricultura Familiar
Espaço formado por representantes de mais de cem entidades regionais definiu ações de apoio à Escola Família Agrícola

Canguçu recebeu nesta terça-feira (12) mais um encontro do Fórum da Agricultura Familiar. Composto por entidades governamentais e não-governamentais de municípios da região, o grupo se reúne periodicamente para discutir e implementar ações voltadas ao desenvolvimento sustentável dos municípios.

Na reunião realizada no Centro de Treinamento de Agricultores (CETAC), os participantes debateram novos projetos de apoio à Escola Família Agrícola da Região Sul (EFA-Sul). A instituição, que divide o espaço com o próprio CETAC, recebeu sua primeira turma este ano.

Estudantes, educadores e demais voluntários apresentaram parte do trabalho e dos valores que inspiram o cotidiano escolar. A valorização das vivências rurais, a ressignificação do conhecimento empírico e a construção de um modelo agrícola marcado pela agroecologia constituem alguns dos temas abordados no encontro, que teve a tradicional “mística de abertura”.

Para desenvolver o projeto pedagógico pioneiro na região, a comissão responsável pela escola busca apoio de empresas, instituições e interessados em ajudar financeiramente ou por meio de trabalho voluntário. Doações de alimentos também são necessárias, já que os estudantes têm atividades em tempo integral, permanecendo à noite nos alojamentos.

Os representantes de mais de cem entidades, associações, cooperativas e movimentos sociais definiram o envio de documento ao Governo Federal cobrando o avanço de iniciativas como o PROINF, com chamada pública para a juventude rural e ligado ao extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário. O Fórum também pedirá recursos decorrentes do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA).

Novas possibilidades
Ampliar projetos de captação de recursos e buscar emendas parlamentares são algumas das alternativas consideradas estratégicas pelo coletivo. O grupo também pretende se reunir com os prefeitos da AZONASUL para ouvir dos gestores o compromisso que cada um assumirá com a EFA-Sul a partir do próximo ano.

> Conheça um pouco mais sobre a EFA-Sul no vídeo abaixo (com reportagem e edição de Francisco Lima e imagens de Sérgio Tuninho):