15/06/2016
Atualização: Comitê de Enfrentamento a Gripe H1N1 de Canguçu

O comitê de enfrentamento a Gripe H1N1, esteve reunido nesta segunda-feira, 13/06.Na reunião foram atualizadas as informações sobre a circulação do vírus da Influenza AH1N1, no estado e em Canguçu, com base nas informações divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e também pelos dados apresentados pelos serviços de saúde do município.

Conforme a representante da 3ª CRS, no comitê Doris Schu, a situação de Canguçu não se difere da dos demais municípios da região e do estado, ou seja, está ocorrendo uma maior circulação do vírus, mas não há nenhum motivo para que se tomem medidas diferentes das adotadas atualmente no município.

O Comitê avaliou como positivas as atividades já realizadas em Canguçu, como a plenária de orientação com as equipes de atenção básica em saúde realizada no último dia 8 de junho, e a plenária com os educadores realizada no mês de maio.

O Comitê programou a realização de uma atividade de orientação para os profissionais da saúde que atuam no Pronto Atendimento Municipal, no Pronto Socorro, Hospital de Caridade de Canguçu e também com profissionais da área privada, essa atividade deverá ocorrer nesta quinta-feira (16), as 19h30 no Hospital de Canguçu, e contará com a presença da Dra. Ivone Menegola, Infectologista da Secretaria Estadual de Saúde, o objetivo desse evento será atualizar os profissionais para que possa ser prestado um atendimento ainda mais qualificado, nos serviços de saúde municipais.

O Comitê orienta a população a continuar atento as medidas preventivas, e a procurar o serviço de saúde ao apresentar qualquer sintoma gripal.

Medidas Preventivas:

- Higienizar as mãos com frequência, com água e sabão;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

- Não partilhar copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

- Evitar a aglomeração de pessoas em locais pouco ventilados;