25 MAI 2016
Sustentabilidade Criativa: Prefeitura inicia ornamentação para chegada da Chama Olímpica
Na elaboração do símbolo dos jogos olímpicos, pneus velhos foram usados para representar os anéis que simbolizam os continentes

Em contagem regressiva para a chegada da Chama Olímpica, Canguçu iniciou nesta quarta-feira (25) a ornamentação de pontos centrais da cidade.

Um dos locais onde já se pode perceber o clima olímpico é na quadra esportiva ao lado do Cine Teatro. Ali, no gramado em frente à rua General Osório, pneus de motocicleta foram transformados nos anéis olímpicos, representação máxima dos jogos.

> Participe do Revezamento da Tocha Olímpica

Conforme Bebeto Ulguim, um dos responsáveis pela iniciativa, a ideia busca conectar visualmente a cidade ao evento, sem deixar de lado a preocupação com o meio ambiente.

– A decomposição desses pneus demora centenas de anos. Reutilizá-los não é apenas uma questão de economia. É um compromisso também ambiental – destacou.

No município a Chama Olímpica passará no dia 6 de julho, reunindo as várias instituições de ensino, comerciais, esportivas e culturais da cidade ao longo de todo trajeto, que corresponde da Avenida 20 de Setembro à Praça Dr. Francisco Carlos dos Santos, onde estará situado o palco de apresentações em comemoração ao evento.

> O caminho olímpico

•    O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 vai percorrer 329 cidades do Brasil em 95 dias, alcançando 90% da população do país em todos os 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal.

•    #ChamaGeral é a campanha digital de engajamento do Comitê  Rio 2016 para o Revezamento da Tocha Olímpica. As ações serão realizadas no ambiente digital com o objetivo de mostrar a essência, o calor e a diversidade dos brasileiros. A ideia é atrair os brasileiros para a rua, mostrar a multiplicidade cultural, natural e popular do povo.

•    Predominantemente branco, o uniforme dos condutores da Tocha Olímpica representa a paz e a união entre as diferentes culturas regionais e os povos do mundo, presentes na diversidade da população brasileira. O amarelo simboliza a Chama Olímpica e, ao lado do verde, homenageia as principais cores da bandeira do Brasil.

•    Serão produzidas cerca de 65 mil peças, entre uniformes para condutores, corredores de apoio e equipe de trabalho.

•    A tradicional cerimônia de acendimento da Chama Olímpica na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade, será realizada em 21 de abril ao meio-dia.

•    O Revezamento da Tocha Rio 2016 no Brasil começará por Brasília, no dia 3 de maio.

•    A Chama percorrerá cerca de 20.000 quilômetros por estradas brasileiras e 10.000 milhas aéreas no trecho ao Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande.

•    A viagem se encerrará no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da Tocha acenderá a Pira Olímpica durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã.

•    Serão 12.000 condutores da Tocha. Ao longo dos próximos meses, o Comitê Organizador dos Jogos e os Patrocinadores Oficiais do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, Coca-Cola, Nissan e Bradesco, anunciarão os demais selecionados que terão o privilégio de conduzir a Tocha Olímpica.