25 ABR 2016
Chuvas intensas e perdas na lavoura: Canguçu decreta situação de emergência
Decreto foi assinado pelo prefeito Gerson Nunes na manhã desta segunda-feira. Prejuízo na produção de soja chega a R$ 30 milhões no município, onde as perdas podem alcançar 50% do total cultivado

Com perdas totais em aproximadamente metade da lavoura de soja, Canguçu decretou nesta segunda-feira (25) situação de emergência em toda a área rural do município. O documento oficial foi assinado pelo prefeito Gerson Nunes em ato que contou com a presença do secretário de desenvolvimento Rural, Cleider Menegoni, além do vereador Nevinho Nörnberg e do chefe do Núcleo de Transporte Escolar, Lúcio Campos.

Pela manhã o prefeito concedeu entrevista à imprensa local, quando informou os índices de perdas na agricultura e as ações governamentais que estão sendo adotadas pera diminuir os impactos provocados pelo excesso de chuvas. Um dos objetivos é auxiliar os produtores na renegociação das dívidas.

– (...) Auxiliar a população atingida por situações emergenciais, como por exemplo, a renegociação de dívidas do PRONAF e o PROAGRO, que garante a exoneração de obrigações financeiras relativas à operação de crédito rural de custeio, cuja liquidação seja dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais – diz o texto assinado pelo prefeito.

Nos últimos dias dezenas de pontes e bueiros foram danificados. A precipitação também provocou estragos nas estradas principais e corredores, onde as equipes correm contra o tempo para atender as demandas que surgem diariamente.

O decreto também avalia os prejuízos nas lavouras, especialmente no cultivo da soja.

– Devido à intensificação e ao aumento considerável das chuvas e ao fato de o solo encontrar-se totalmente encharcado no interior do município, há prejuízos, tanto na infraestrutura viária, apresentando pontos precários e interrompendo a trafegabilidade normal, quanto na produção agropecuária do setor primário, com grandes prejuízos econômicos aos agricultores – indica o texto.

Conforme o titular da pasta de Desenvolvimento Rural e coordenador municipal da Defesa Civil, Cleider Menegoni, o município já tem um cronograma de ações que buscam minimizar os transtornos provocados pela precipitação das últimas semanas.

– Nesta terça-feira nos reuniremos com entidades municipais e com a Defesa Civil Estadual. Também estamos aguardando nas próximas horas a chegada de um laudo elaborado por profissionais da Emater, com registro fotográfico da situação – explica.

Outra reunião está marcada para quinta-feira, no Cine Teatro. Neste encontro participarão entidades que compõem o conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, produtores rurais, representantes de agências bancárias e cerealistas.

Nos últimos quatro anos este é o terceiro caso que obriga o município a decretar situação de emergência. Em 2013 e 2016 o excesso de chuvas foi a causa principal dos transtornos. No início do ano passado o município também passou por situação de emergência devido à estiagem.

Após a assinatura do decreto, a Prefeitura de Canguçu tem prazo de dez dias para concluir a documentação e encaminhar ao Governo do Estado, que por sua vez avaliará o caso e encaminhará ao Governo Federal para homologação.