Ir para conteúdo do site
Canais Oficiais

Ir para conteúdo

Prefeitura Municipal de Canguçu - RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Flickr
Canal do Youtube
Notícias
Principal   Notícias
 

03/03/2016
Servidores participaram de capacitação no combate ao Aedes aegypti
Foram debatidas ações iniciadas pela comissão formada por integrantes das Secretarias de Obras, de Saúde e de Planejamento

Aproximadamente 35 servidores da Secretaria de Obras, Trânsito e Serviços Urbanos participaram de uma capacitação no combate ao Aedes aegypti, no Cine Teatro Municipal. O objetivo foi de dar informações sobre o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, além de debates sobre ações iniciadas no município. 
 
A atividade começou com o vídeo educativo do Ministério da Saúde referente aos hábitos peculiares e identificação do Aedes, lugares possíveis de proliferações em residências e construções, quais atitudes necessárias para evitar água parada e caso tenha sido infectado, os procedimentos para a melhora do indivíduo. 
 
Para potencializar a campanha de sensibilização à população, a Secretaria de Obras junto as Secretarias de Planejamento, Meio Ambiente e Urbanismo e de Saúde formaram uma comissão, onde o plano de ação tem a finalidade de realizar visitações no perímetro urbano em lugares previamente identificados pelos agentes de saúde, principalmente terrenos baldios e espaços públicos com risco de foco de infestação a fim de orientar os proprietários sobre as medidas preventivas a serem aplicadas. Assim, cada secretaria tomará providências correspondentes a uma competência, tornando o resultado mais ágil, sendo cumpridos os três ciclos da Campanha Nacional de Combate ao Aedes aegypti. 
 
Comissão: 
Como trabalho de prevenção, além de visitações realizadas em moradias, a equipe de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, possui pontos de observação com armadilhas que são vistoriadas uma vez por semana para conferir se ocorreu a reprodução do mosquito no local.Os pontos estratégicos (PE) também são observados, que são: Postos de combustível, cemitério, ferro velho e borracharias. 
 
Em caso de confirmação, há um protocolo de vistorias e profilaxia na extensão de um raio até 300 metros do foco, cuja finalidade é extinguir possíveis criadouros e novas áreas de risco. As Unidades Básicas de Saúde mais próximas são alertadas de forma que as equipes fiquem vigilantes a possíveis evidências de sintomas na população do território.
 
 
 
 
localização
Endereço
Praça Dr. Francisco Carlos dos Santos, 420 - Centro
CEP: 96600-000
contato
Fale conosco
(53) 3252-9500
gabinete@cangucu.rs.gov.br
atendimento
Horários
Atendimento de Segunda-feira à Sexta-feira das 08h30m às 11h30m e das 13h às 16h
redes sociais
Canais oficiais
Siga a Prefeitura nas Redes Sociais e compartilhe!
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Logotipo Instar
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia