08 JAN 2016
Conselheiros Tutelares nomeados para 2016 recebem treinamento
Formação teve como objetivo preparar os futuros profissionais para atender as demandas do instituição defensora

Os Conselhos Tutelares foram criados para assegurar o cumprimento das leis que protegem e garantem os direitos dos menores segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para isso a Secretaria Municipal de Assistência Social contribuiu para o treinamento do novo quadro de conselheiros que assumirá o órgão durante 4 anos a partir deste mês de janeiro.

A cerimônia de posse dos novos profissionais acontecerá no domingo (10), às 20h, no Cine Teatro.

A atividade de formação e capacitação ocorreu nos dias 5 e 6 de janeiro ficando a cargo da empresa JRS Produtos e Serviços Escolares, da cidade de Pavão - Barra do Ribeiro/RS. As palestras foram ministradas pela coordenadora do treinamento  Luci da Costa, a assistente social Liliane Rutz Bierhals e a psicóloga Shana Della Vechia, auxiliadas pelas consultoras Aline Maximino e Janaína da Costa.

A iniciativa visou preparar esses profissionais, por meio de conversações e atividades dinâmicas referentes as ações que deverão ser realizadas pelos conselheiros frente às demandas que chegam até a instituição Tutelar.

Os dois dias foram divididos por temas, separando assim assuntos organizacionais e administrativos dos assuntos relacionados às intervenções no âmbito psicológico.

Foram abordados temas como:

- Gestão administrativa do Conselho Tutelar

- Paradigmas de proteção para crianças e adolescentes brasileiros

- Conselhos da Criança e do Adolescente

- Comunicação e mobilização dos conselhos tutelares e de direitos da criança e do adolescente com instituições parceiras, redes de serviços e sociedade civil

- Relação do conselho tutelar com o órgão da Justiça (Ministério Público e Judiciário)

- Relação com o Conselho Tutelar e a Escola

- Comportamento da criança em situações de risco e possíveis danos psicológicos

- Comportamento e atitudes de pais perante a criança e o adolescente

- Preparo psicológico dos Conselheiros Tutelares

- Fortalecimento das relações entre a equipe

A escolha dos nomeados é feita através de um processo seletivo sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) dentro dos padrões determinados por leis federais que amparam o ECA.

A novo quadro de servidores é composto por cinco novos conselheiros e mais três suplentes. São eles:

1 - Cátia Luiza Bull Wiskow Buchweitz

2 - Sonia Terezinha dos Santos Morales