10 NOV 2015
id=3508=Novembro Azul: UBS´s municipais iniciam ações contra o câncer de próstata
Cada unidade adota um dia "D", onde oferece ao público informações de prevenção contra a doença

A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Fonseca atribuiu a esta segunda-feira (9) o seu dia "D" em prol do Novembro Azul. A equipe responsável pela unidade preparou um dia voltado aos homens, com uma programação composta por show de música, bingo, mateada e, principalmente, palestras de orientações sobre a saúde do homem, abordando males como hipertenção, colesterol e cancêr de próstata.

Assim como no município, várias ações ocorrerão em diversas cidades do Brasil, como Circuitos da Saúde, palestras em  empresas para conscientizar os funcionários sobre a importância da prevenção, ações em estradas, estádios de futebol e locais públicos de grande circulação, além da iluminação de vários monumentos públicos de azul, como as que acontecem no Outubro Rosa.

Sobre o Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Estatísticas

O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

Diagnóstico

A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal.

Fatores de Risco

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.

Prevenção

Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.