10 NOV 2015
Produtora Fabrika Filmes, de Brasília, vem a Canguçu registrar ação dos Conselhos Distritais
Material será enviado para Dubai, nos Emirados Árabes, onde a Prefeitura de Canguçu concorre a um prêmio internacional pela prática em gestão

Pequenos agricultores e líderes comunitários rurais de Canguçu conquistaram nos últimos dois anos um protagonismo até então inédito no município. Com a instituição dos Conselhos Distritais, a comunidade passou a interferir diretamente nas decisões da prefeitura.

O projeto deu tão certo que a recompensa, em outubro deste ano, superou as previsões mais otimistas. Uma comissão julgadora composta por representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e das maiores universidades do país definiu a prática “Terra de Todos: o poder compartilhado através da participação popular no meio rural” como uma das vinte melhores do país, sendo a única do Rio Grande do Sul a conquistar o prêmio oferecido pela Caixa.

> Na Capital da Agricultura Familiar, pequenos aqgricultores ajudam a decidir o futuro do município

Nesta terça-feira (3), profissionais da premiada produtora Fabrika Filmes desembarcaram na Capital Nacional da Agricultura Familiar. Eles vieram de Brasília para registrar em vídeo o sucesso alcançado pela iniciativa. As gravações ocorreram em pelo menos quatro diferentes pontos: na Central de Reciclagem; na residência de uma família beneficiada pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR); na Coxilha dos Campos (próximo à BR-392) e na comunidade São Lourenço, em Passo do Lourenço, onde ocorreu uma reunião do Conselho do 4º Distrito. Conselheiros de outras regiões também participaram do encontro.

> Projeto canguçuense vence prêmio nacional e representará o Brasil na etapa de Dubai

Para o prefeito Gerson Nunes, o trabalho desenvolvido representa “mais do que o cumprimento de uma promessa de campanha”.

– Estamos ampliando a democracia, garantindo às pessoas o direito de decidir o que é melhor para a comunidade delas – disse o gestor, ao afirmar que o modelo de gestão baseado na participação popular é uma marca de governo que será mantida.

> Conselheiros distritais recebem homenagem por conquista inédita no município

Pequenos agricultores como Loiraci Peres, morador da Florida, deram um depoimento histórico em frente às câmeras. As imagens da reunião e o relato dos agricultores percorrerão o mundo e, quem sabe, darão ao município um destaque ainda maior.

– É muito importante esse reconhecimento sobre um trabalho que poucos acreditavam que daria certo. É um trabalho de doação, de dedicação, onde abrimos mão das necessidades individuais e pensamos em melhorias para toda a comunidade – avaliou.

Além dos conselheiros e integrantes do Governo Municipal, uma equipe da Caixa coordenada pelo superintendente Chagler Zandavalli  participou das gravações. O vídeo será enviado para Dubai, nos Emirados Árabes, onde o projeto Terra de Todos concorre a um prêmio internacional no próximo ano.

Depois de vencer a etapa nacional como uma das melhores iniciativas de gestão do país, a prática Terra de Todos fará parte de um catálogo com áudio, vídeo, imagens e texto. O material será distribuído pela Caixa no Brasil inteiro e deve servir de modelo a outras regiões.

O texto original será traduzido para o inglês e encaminhado para a etapa internacional.

No vídeo abaixo, confira como foi o processo de escolha das práticas vencedoras desta edição do Prêmio Caixa.