04 NOV 2015
Conselheiros Distritais recebem homenagem por conquista inédita no município
Prefeitura de Canguçu homenageou dezenas de conselheiros pelo participação no projeto Terra de Todos, eleito como uma das 20 melhores práticas de gestão do país

Aconteceu na manhã da sexta-feira do dia 30 de outubro, no auditório do Cine Teatro um ato de homenagem aos Conselheiros Distritais que colaboram por meio da participação popular com a iniciativa de descentralização das decisões antes limitadas aos gestores municipais.

No evento, além da entrega de certificado aos conselheiros, foi realizada uma homenagem pelo trabalho conjunto que levou o município a receber classificação entre projetos avaliados pelas Nações Unidas (ONU) e acadêmicos das maiores universidades do país por melhores práticas em gestão.O projeto Terra de Todos: O poder compartilhado através da participação popular no meio rural foi um dos 250 projetos inscritos em todo o Brasil para a premiação oferecida a cada dois anos pela Caixa Econômica Federal.

> Matérias relacionadas:

Conselhos Distritais

Lançados em 2013, os Conselhos Distritais são mecanismos de participação popular estruturados nos cinco distritos do município, onde a comunidade aponta prioridades para sua região e indica ações que a prefeitura pode realizar.

As reuniões que acontecem periodicamente na sede das comunidades ou no Cine Teatro, são coordenadas pelos "Conselheiros Distritais" e abertas a toda a comunidade que quiser colaborar. Membros do Governo Municipal participam dos encontros recolhendo as reivindicações para construir as estratégias a serem tomadas para a melhoria de cada região.

Os conselheiros são escolhidos por meio de  eleição direta com a participação de todos pertencentes a referida localidade.

Através da ação conjunta com os Conselhos por meio de debates e solicitações, já foram adquiridas patrolas e caminhões, reformas nas unidades básicas de saúde, melhorias em estradas e pontes. Também ajudaram na distribuição de investimentos aplicados em projetos definidos pelo Orçamento Participativo 2014/2015, no qual foram empregados em média R$ 1,2 milhão para a realização dos mesmos.