03 NOV 2015
Câmara de Vereadores de Pelotas debate implantação da EFA-SUL
Escola Família Agrícola que será instalada em Canguçu é tema de audiência pública no legislativo pelotense. Instituição baseada na Pedagogia da Alternância receberá alunos de municípios da Região Sul

Educação Popular no Campo através da implantação de uma Escola Família Agrícola na Região Sul (EFA-SUL) é o tema central de uma audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores de Pelotas. O encontro acontece nesta quinta-feira (5), às 10h30, no plenário do legislativo.

> Reportagem em vídeo: Entenda o funcionamento de uma EFA

Parlamentares, comissão organizadora e a comunidade debaterão os principais pontos para a implantação da escola que formará técnicos em agricultura com especialização em agroecologia. O modelo leva em conta pilares como a pedagogia da alternância, o desenvolvimento do meio e a formação integral dos jovens. A instituição será gerida por uma associação local, criada para este fim.

Pedagogia da alternância

Uma semana na escola, uma semana na propriedade dos pais ou familiares. A fusão entre o conhecimento empírico herdado dos antepassados se mistura aos dados científicos, atualizados pelos professores. O resultado é a valorização do saber repassado pelas gerações antigas sobre temas ligados ao meio rural. O entendimento sobre a terra, os benefícios das plantas medicinais e tantas outras formas de patrimônio imaterial ganham novas cores. A conclusão nunca é definitiva, já que todo o processo parte de uma construção constante. Porém, enquanto tece uma nova rede com antigos e novos saberes, o estudante desvela um emaranhado de conhecimento que, no fundo, diz muito sobre si e sobre a história de cada família da região.

A definição da sede

Canguçu foi escolhido pelo Fórum da Agricultura Familiar para ser a sede da nova escola regional. O fórum é formado por mais de 100 entidades ligadas ao setor rural, contando com a participação de agentes públicos, universidades, movimentos sociais, associações e prefeituras, dentre outros. As aulas, que iniciam em março, ocorrerão na localidade rural denominada Glória, no 1º Distrito, junto ao prédio que abriga a Escola São João Batista de la Salle.

Reversão do êxodo rural

A permanência de egressos da EFA no meio rural foi o tema da dissertação de mestrado do pesquisador Adair Pozzebon, de Santa Cruz do Sul. Um dos dados levantados pelo trabalho acadêmico apontou que 82% dos ex-alunos permaneciam no campo, garantindo a manutenção da qualidade de vida no meio rural e contribuindo para a produção de alimentos mais saudáveis, já que a escola leva em conta a prática agroecológica.

Confira no vídeo abaixo a opinião de quem conhece de perto o trabalho desenvolvido por uma EFA