11 SET 2015
Escola Neusa Paes recebe palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis
Encontro ocorreu no dia 4 de setembro e contou com a participação das profissionais da Secretaria de Saúde, Luciana Zanetti, Adriana Ávila e Caroline Pereira

Gravidez na adolescência, sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis foram os temas de uma palestra realizada na última semana por profissionais da Secretaria de Saúde. O encontro ocorreu na Escola Neusa Paes do Amaral e contemplou estudantes e trabalhadores da área da educação.

A iniciativa faz parte do Programa de Combate a DST/AIDS da Prefeitura de Canguçu. O ciclo de palestras foi ministrado por Luciana Zanetti, Adriana Ávila e Caroline Pereira.

Em nota as profissionais agradeceram a iniciativa da escola e a participação dos estudantes.

A importância de abordar temas referentes à sexualidade nas escolas

A sexualidade  é um assunto universal, mas que ao mesmo tempo atinge de maneira singular cada indivíduo, ou seja, através de aspectos próprios, sociais, psíquicos e culturais, as pessoas estarão sujeitas a receber as informações de maneira diferente.

Com a propagação crescente através da mídia envolvendo pontos como sexo e erotismo, há um estímulo à precocidade sexual, bem como sua banalização. Por esse motivo é importante a abordagem cada vez mais cedo sobre a sexualidade com crianças e adolescentes, proporcionando uma educação sexual mais efetiva, criando barreiras para diminuir os agravos que podem acarretar a falta de informação nessa questão.

Para isso, é necessário falar adequadamente sobre temas como sexualidade e sexo para a população em geral - principalmente para a atmosfera pais e filhos, tendo-se em vista a necessidade da promoção de conhecimento referentes a saúde sexual.