31 AGO 2015
Única secretária de educação negra no RS é recebida pela Fundação Palmares
Ledeci Coutinho participou de reunião com a presidente da instituição, Cida Abreu. Objetivo do encontro foi a apresentação do projeto ‘Impressão de Saberes’, implantado de forma pioneira no interior do município

Implantado em Canguçu de forma pioneira, o projeto ‘Impressão de Saberes’ foi apresentado em Brasília no dia 21 deste mês. Um dos pontos onde a secretária de educação Ledeci Coutinho cumpriu agenda foi a Fundação Palmares, instituição pública voltada para a promoção e preservação da arte e da cultura afro-brasileira

A instituição emitiu uma nota técnica favorável ao projeto, que foi implantado na Comunidade Quilombola Passo do Lourenço. Os integrantes do grupo utilizaram uma máquina – cedida temporariamente através de um convênio com a empresa Safra Remix – para a produção de jornais e panfletos. O trabalho foi desenvolvido na segunda quinzena do ano passado.

– Com a iniciativa, a comunidade quilombola pode registrar parte de sua memória imaterial, resgatando aspectos históricos e adquirindo autonomia na produção de impressos – avaliou Ledeci Coutinho, única negra à frente de uma secretaria de educação no RS.

Presentes no encontro, o coordenador-geral do projeto Paulo da Rosa e a coordenadora pedagógica, Flávia Rodrigues, enfatizaram aspectos como sustentabilidade e envolvimento da comunidade.

> Leia também:  Projeto implantado em escolas canguçuenses é apresentado ao Ministério da Educação

A presidenta da fundação, Cida Abreu, elogiou a iniciativa e apresentou programas desenvolvidos pela Palmares que poderão contemplar o município de Canguçu.

Mais Educação

Na mesma data a secretária municipal também se reuniu com o coordenador-geral de Educação Integral do Ministério da Educação, Leandro Fialho, responsável pelo desenvolvimento do programa Mais Educação em todo o país. Canguçu é um dos municípios brasileiros onde a iniciativa foi implantada com sucesso, atendendo a milhares de alunos das escolas municipais.

Fundação Palmares

A Fundação Cultural Palmares (FCP), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), trabalha em busca de um política cultural igualitária e inclusiva, que contribua para a valorização das manifestações culturais e artísticas negras brasileiras como patrimônios nacionais. A FCP já emitiu mais de 2.476 certificações para comunidades quilombolas. O documento reconhece os direitos das comunidades e dá acesso aos programas sociais do Governo Federal. É referência na promoção, fomento e preservação das manifestações culturais negras e no apoio e difusão da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da História da África e Afro-brasileira nas escolas. A Fundação Palmares já distribuiu publicações que promovem, discutem e incentivam a preservação da cultura afro-brasileira e auxiliam professores e escolas na aplicação da Lei. A instituição mantém um papel de comprometimento com o combate ao racismo, a promoção da igualdade, a valorização, difusão e preservação da cultura negra.