28 AGO 2015
Confira a programação Campeira da Semana Farroupilha no município
Provas campeiras serão realizadas na sede do CTG Tropeiros da Amizade, na localidade de Ares Alegres

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura, apoiará os eventos alusivos à Semana Farroupilha, confirmada no município graças a um acordo firmado com entidades gauchescas municipais contra o mormo, doença infectocontagiosa que vem preocupando as regiões com população equina.

A semana campeira que terá início no dia 18 de setembro, se estendendo até o dia 20 do referido mês, é um evento organizado pelas várias instituições tradicionalistas municipais em homenagem aos líderes da Revolução Farroupilha.

Neste ano, além do desfile do dia 20 de setembro, onde os gaúchos vão para as ruas devidamente caracterizados ao movimento com bombacha, lenço e chapéu, enquanto as mulheres vestem-se com vestidos de prenda, ocorrerão também competições de tiro de laço e provas campeiras.

A programação campeira do festejo ocorrerá no CTG Tropeiros da Amizade, situado na localidade de Ares Alegres, 1º Distrito.

Por que comemorar a Semana Farroupilha?

O evento é uma forma de manter viva a lembrança da revolução travada no estado pelos estancieiros e camadas menos favorecidas contra o sistema de governo imperialista no Brasil. Os combatentes lutaram em busca de liberdade, igualdade e humanidade para o povo rio-grandense.

A Revolução Farroupilha também conhecida como Guerra dos Farrapos foi uma luta regional de caráter republicano, que durou do dia 20 de setembro de 1835 a 1º de março de 1845. Travada na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, resultou na declaração de independência da referida província como estado republicano, dando origem assim à Republica Rio-Grandense.

As entidades envolvidas são:

CTG Joaquim Paulo de Freitas

CTG Sinuelo

CTG Sentinela da armada

CTG Raul Silveira

CTG Desgarrados

PTG São Pedro do Rio Grande

PTG Cincerro

PTG Lanceiros do Sul

PTG Honra da Tradição

> Acompanhe a programação campeira das atividades integrantes da Semana Farroupilha:

SEXTA-FEIRA,18/09:

10:00h - Duelo individual

(5 armadas classifica com 4)

Premiação: 30% do arrecadado;

14:00h - Laço dupla - Premiação: 30% do arrecadado;

16:00h - Dupla do rodeio - Sem volta matadeira;

SÁBADO,19/09:

08:00h - Laço equipe 2 voltas e Guri, piá e prenda;

10:00h - Dupla do rodeio com volta matadeira;

13:00h - Laço equipe 2 voltas e Guri, piá e prenda;

Após, retardatário - 1 por equipe;

15:00h - Laço trio - Premiação: 30% do arrecadado;

16:00h - Dupla do rodeio com volta matadeira;

DOMINGO,20/09:

09:00h - Saída para o desfile;                                                                  15:00h - Dupla do rodeio com volta matadeira;                                                                                                        16:00h - Final das equipes com duas voltas para as 2 Forças;                        17:00h -Final das duplas do rodeio;                                                             Final do individual das equipes com 6 armadas, com encurtamento de raia;         Todos os laços trio e dupla para em 2.
Vaca Parada

Equipe Dupla Trio Duelo Dupla do Rodeio

R$ 350,00 R$ 20,00 R$ 30,00 R$ 30,00 R$ 50,00

Será cobrado o cartão tradicionalista Regulamento MTG.

Contatos:

Entrada do parque: R$ 2,00 por dia ou R$ 5,00 passaporte 3 dias

As organizações gauchescas antecipam que serão mais de R$ 4 mil em premiações, com direito a troféu.