19 AGO 2015
Consulta Popular: Segunda etapa de votação acontece nesta quarta-feira
Além da cédula de votação, canguçuenses também poderão votar online

Nesta quarta-feira (19) acontece mais uma etapa da Consulta Popular. Através do voto a comunidade contribuirá para definir onde poderão ser aplicados os recursos concedidos pelo Governo do Estado.

O valor destinado para a região sul é de R$ 60 milhões. Canguçu e outros 21 municípios receberão repasse de pouco mais de R$ 5 milhões.

Para 2016 as áreas de Agricultura e Pecuária, Desenvolvimento Econômico e de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Educação e Saúde serão as cinco abastecidas pela verba da Consulta Popular.

Com título de eleitor e documento de identidade com fotografia em mãos, cada cidadão poderá escolher as prioridades.

O voto é secreto e poderá ser realizado em urnas instaladas em escolas, hospitais, câmara de vereadores, prefeitura e outros pontos dos municípios.

Também será possível votar pelo site www.consultapopular.rs.gov.br.

Cada projeto concorrente terá recurso de R$ 1,7 milhão. O valor total representa queda de 70% no orçamento, comparado ao pleito de 2014/2015, quando o Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (Corede-Sul) ficou com cerca de R$ 16 milhões dos R$ 200 milhões destinados à Consulta no Estado.

PROJETOS ELEITOS EM CANGUÇU

- Correção de Solo (proposta 1): 354 votos

- Rede Cegonha (proposta 13): 351 votos

- Apoio aos Polos Tecnológicos de Pesca, Alimentos, Indústria (proposta 5): 309 votos

- Apoio à Agroindústria Familiar - FEAPER (proposta 7): 309 votos

- Revitalização de espaços escolares (proposta 11): 263 votos

> Baixe a cédula de votação da Região Sul, que mostra os projetos de Canguçu

Após a escolha final dos cinco projetos, eles devem ser encaminhados pelo Executivo à Assembleia Legislativa até 15 de setembro. As demandas eleitas pela população serão incluídas no Plano de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2016.

O governador José Ivo Sartori (PMDB) anunciou, na última quinta-feira, a liberação de R$ 8 milhões para demandas eleitas no processo da Consulta Popular 2015. O dinheiro deve ser aplicado em projetos de agricultura familiar e cooperativismo.

Neste ano, o Estado já liberou total de R$ 47 milhões para execução das prioridades apontadas pela população, investidos em diferentes áreas em mais de 300 municípios. O processo é coordenado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional (Seplan).

Com informações de Renata Garcia, do Diário Popular.