18 AGO 2015
Azonasul: Secretários municipais de saúde debatem metas para o setor
Encontro ocorreu no Salão Nobre da Casa de Cultura

O município sediou no dia 22 de julho a reunião do Conselho de Secretários Municipais da Zona Sul (COSEMS), juntamente com a Comissão Intergestora Regional (CIR).

Realizado nas dependências da Casa da Cultura, o encontro teve por objetivo dar segmento à internalização e descentralização das ações integradas com espaços deliberativos em pautas relacionadas à saúde na região.

O Conselho de Secretários Municipais de Saúde congrega os municípios da região sul, e é um segmento do COSEMS/RS, o qual tem  por finalidade lutar pela gestão municipal de Saúde, associando secretários e dirigentes, e atuando como órgão permanente de intercâmbio e troca de experiência.

– A instituição também participa da gestão das políticas públicas em nível estadual e nacional e atua para que a Saúde nos municípios gaúchos seja a melhor possível – explica a secretária municipal de Saúde, Luciane Bastos.

A reunião teve como principais pautas a inclusão dos protocolos de acesso a leitos hospitalares, ampliação de equipes de saúde bucal e atenção básica, aprovação do Comitê Regional para Investigação de Transmissão Vertical Sifilis/HIV, referências no programa Rede Cegonha, entre outros.

O encontro, que teve inicio pela manhã, retomou os pontos de debate à tarde com a presença da delegada e demais profissionais da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, debatendo os apontamentos em união com a CIR.

Neste ano o COSEMS/SUL pleiteou vagas para representação da região no COSEMS Estadual e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), garantindo três representantes para o fortalecimento dos interesses da região sul na discussão da Gestão do Sistema Único de Saúde.

O que é o COSEMS?

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS), fundado em 20 de junho de 1986, é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

Devido a uma alteração estatutária realizada em 2012, para adequar-se aos demais Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde do Brasil, a sigla ASSEDISA/RS (Associação dos Secretários e Dirigentes Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul) foi substituída por COSEMS/RS, mas a nossa história de 28 anos na construção da política de saúde permanece.

O COSEMS/RS tem por finalidade lutar pela gestão municipal de Saúde, congregando secretários e dirigentes e funcionando como órgão permanente de intercâmbio e troca de experiência. Participa da gestão das políticas públicas em nível estadual e nacional e atua para que a Saúde nos municípios do Estado do Rio Grande do Sul seja a melhor possível.