13 AGO 2015
Gestores dos municípios com o programa Mais Médicos avaliam resultados
Conforme dados obtidos no Portal da Saúde o programa conta com 14.462 mil médicos atendendo a população de 3.785 mil municípios

No dia 7 de agosto ocorreu um encontro de supervisão macro regional do Programa Mais Médicos. A reunião aconteceu na Casa de Cultura , às 9h da manhã, e contou com a participação dos médicos estrangeiros situados nos municípios de Canguçu, Santana da Boa Vista, Lavras do Sul e profissionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Foram realizadas atividades de formação na área de saúde mental com profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) municipais, e discussões entre os coordenadores do serviço na região e supervisionados.

Para avaliar a situação do programa nas localidades envolvidas foram propostas rodas de conversas entre o Coordenador Regional do Programa Mais Médicos e gestores municipais. Juntos avaliaram os resultados e devidos encaminhamentos para cada  região.

Programa Mais Médicos

O Programa Mais Médicos faz parte de uma medida de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde não existem profissionais.

Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de periferias de grandes cidades e municípios do interior do país, o Governo Federal procura garantir uma cobertura mais ampla na área da saúde.

As vagas são oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde há carência de profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceita candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver esse problema, que é emergencial para o país.  Os municípios não podem esperar seis, sete ou oito anos para que recebam médicos para atender a população brasileira.

Hoje, o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes. Esse índice é menor do que em outros países, como a Argentina (3,2), Uruguai (3,7), Portugal (3,9) e Espanha (4). Além da carência dos profissionais, o Brasil sofre com uma distribuição desigual de médicos nas regiões - 22 estados possuem número de médicos abaixo da média nacional.  (Confira o Diagnóstico da Saúde no Brasil)

(Dados obtidos no Portal da Saúde)