11 AGO 2015
Professores realizam ato em favor da educação
Trabalhadores definiram pauta de reivindicações durante assembleia do Sindicato dos Municipários, realizada nesta segunda-feira. Mobilização se estende até o final da semana

Centenas de trabalhadores em educação aderiram a uma manifestação que reivindica avanços para o setor. A extensa pauta levantada pelos educadores será debatida ao longo da semana, com previsão de reuniões, panfletagem e divulgação nos meios de comunicação.

O movimento surgiu por iniciativa de diretores das escolas municipais. O Sindicato dos Municipários de Canguçu (SIMCA) realizou uma assembleia nesta segunda-feira (10), no Ginásio Municipal. Após a reunião, ocorrida no começo da manhã, o grupo caminhou pelas ruas da cidade destacando os pontos de reivindicação.

A mobilização definiu como temas preocupantes a falta de repasses dos governos estadual e federal; o atraso e a distorção dos custos de transporte escolar que deveriam ser encaminhados pelo Governo do Estado (atualmente, conforme o movimento, em R$ 4 milhões); a baixa arrecadação municipal e as despesas crescentes; a falta de recursos humanos nas escolas; o não pagamento do piso do magistério e a não estruturação de um plano de carreira para os trabalhadores em educação, dentre outras pautas.

Conforme a secretária de Educação, Ledeci Coutinho, a paralização atingiu todas as escolas da rede municipal. A titular garantiu que haverá recuperação das aulas.

– Nós, como um governo democrático e popular, temos a obrigação de garantir aos trabalhadores em educação o direito de manifestação. De igual forma garantiremos também a recuperação das aulas para os estudantes – destacou.

A Mobilização em Favor da Educação se define como um movimento apartidário, educacional e social. O grupo manterá a pauta de debates até a próxima sexta-feira (14).