07 AGO 2015
Congresso científico nacional destaca ações de Saúde em Canguçu
Três práticas desenvolvidas no município foram classificadas para apresentação no Congresso da Associação Brasileira de Saúde Coletiva

A Secretaria Municipal de Saúde esteve presente no 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (ABRASCÃO 2015), um dos mais importantes fóruns científicos da área em todo o mundo. O evento aconteceu nas dependências da Universidade Federal de Goiás (UFG), entre os dias 27 de julho à 1º de agosto.

Com o tema "Saúde, Desenvolvimento e Democracia: O Desafio do SUS Universal", a conferência reuniu militantes que contribuíram para a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), representantes, profissionais da área, acadêmicos, gestores e usuários do sistema.

Dentre os integrantes destacam-se importantes personalidades relacionados à Saúde Pública como Eugênio Vilaça Mendes, Luiz Cecílio e Gastão Campos.

O congresso tem o objetivo de discutir temas científicos e explanar sobre os obstáculos para a consolidação do SUS. Para tal são propostas discussões relacionadas às ações, pesquisas, políticas e práticas desenvolvidas por profissionais da saúde.

Canguçu foi representado pela secretária de Saúde Luciane Bastos e pela Diretora de Ações, Programas e Serviços de Saúde, Andréia Bettim, que tiveram aprovação em três trabalhos inscritos na categoria "Relato de Experiências", onde apresentaram ações desenvolvidas na área nos anos de 2013 à 2015.

– Representar o município de Canguçu e poder destacar as ações em saúde do meio científico e político, é um privilégio, bem como um dever da gestão evidenciar o trabalho vivenciado pelas equipes, voltando os olhares das mais diversas instâncias para as potencialidades da nossa região – declarou Luciane.

Através das conversações busca-se apontar um modelo socialmente justo que promova equivalência e garanta a universalidade do sistema vigente – o SUS.

Representações dos Ministérios da Saúde e Educação, como o diretor de ações em saúde Heider Aurélio (DAS) e Vinícius Rocha (MEC), prestaram também esclarecimentos sobre a manutenção do programa Mais Médicos, assim como as demais etapas do programa.

Trabalhos apresentados pela Secretaria de Saúde Municipal no ABRASCÃO 2015:

- A rede de atenção psicossocial e a intersetorialidade – apresentação oral curta.

- Processos inter-relacionais nos CAPS: o desafio para a construção de equipes interdisciplinares com vínculos profissionais saudáveis –apresentação oral curta.

- O impacto da implementação do Programa Mais Médicos no acesso aos serviços de saúde no município de Canguçu – apresentação oral.

O deslocamento das representantes foi custeado por recurso específico destinado para a participação de eventos e investimento em educação permanente em saúde.  Durante os anos de 2013 a 2015 a Secretaria Municipal de Saúde fez investimentos na formação de seus profissionais custeando a participação em eventos, congressos e cursos de aperfeiçoamento, que contribuem para a formação contínua dos profissionais com primazia para atenção ao público.