10 JUL 2015
Vestígios Açorianos: projeto contempla Canguçu com azulejos que retratam pontos históricos
A iniciativa de produção das peças foi financiada pelo Fundo de apoio à Cultura (PAC) e o programa Pró-Cultura

Nesta quinta-feira (9), a Secretaria de Cultura recebeu 10 peças de cerâmica estampadas com pontos históricos da cidade, referentes ao projeto "Vestígios Açorianos".

O trabalho desenvolvido pela artista plástica Denize Domingos com a assistência da produtora executiva  Renata Becker visa através dos “Vestígios Açorianos” resgatar a memória e prezar pelo patrimônio cultural açoriano na cultura do Rio Grande do Sul, através das artes visuais.

Os artefatos com motivos açorianos de estilo similar aos tradicionais azulejos portugueses trazem imagens turísticas, prédios e outros pontos que figuram a cultura local, com o intuito de preservação da memória social de cada município selecionado.

A ideia inicial é fixar as peças nas faxadas dos prédios de ressalto histórico, integrando assim o propósito à arquitetura do município, permitindo que toda a comunidade tenha acesso às obras.

Além de Canguçu, mais 14 cidades gaúchas foram contempladas com a iniciativa financiada pelo Fundo de Apoio a Cultura (FAC) e pelo programa Pró-Cultura RS: Caçapava do sul, Gravataí, Guaíba, Jaguarão, Osório, Pelotas, Piratini, Rio Grande, Rio Pardo, Santa Maria, Santo Antônio da Patrulha, Vacaria e Viamão.