07 JUL 2015
Programa Bolsa Família beneficia 3,5 mil grupos familiares no município
Justiça social e distribuição de renda: além de melhorar a qualidade de vida de pessoas em vulnerabilidade social, programa também contribui para o aquecimento da economia local, com o acréscimo de R$ 400 mil por mês para os beneficiários

Quase 8 mil famílias canguçuenses estão inscritas no Cadastro Único, um dos critérios necessários para a população interessada em acessar os benefícios do Programa Bolsa Família, criado pelo Governo Federal e executado em parceria com os municípios.

A iniciativa beneficia grupos sociais pobres e extremamente pobres. Do total de inscritos, aproximadamente 3,5 mil recebem o benefício, conforme dados referentes ao mês de maio, o que representa uma cobertura de 77,6% do total enquadrado na condição de pobreza.

Cada grupo familiar recebeu, em média, R$ 117. O valor total repassado pelo Governo Federal aos canguçuenses, no entanto, ultrapassa os R$ 400 mil mensais. O recurso, considerado fundamental para a construção de uma vida digna, também incrementa a economia local, já que os beneficiários acabam adquirindo produtos e serviços dentro do próprio município.

Uma das regras para o enquadramento no programa, além da renda familiar, é a frequência das crianças e jovens em idade escolar. Com base em dados de março deste ano, de um total de 2.956 com idades entre 6 e 15 anos, 99,2% mantiveram a frequência exigida. No caso dos alunos entre 16 e 17 anos, o percentual de foi de 98,8%, num total de 580 inscritos.

Os beneficiários também participam de ações ligadas à área da saúde, recebendo acompanhamento de profissionais do setor. De um total de 2.927 famílias enquadradas neste grupo, 69,7% cumpriram o cronograma de atividades, conforme levantamento realizado em dezembro do último ano.

Famílias enquadradas no Cadastro Único

1.496 têm renda per capta familiar de até R$ 77

2.223 têm renda per capta familiar entre R$ 77 e R$ 154

2.413 têm renda per capta familiar entre R$ 154 e meio salário mínimo