27 MAI 2015
Prefeitura Municipal firma convênio com instituição de microcrédito
Parceria com a empresa de crédito Portosol garantirá manutenção de serviço à população

A Prefeitura Municipal assinou nesta quinta-feira (21), o documento que firma o convênio com a Instituição Comunitária de Crédito Portosol.

O contrato firmado tem a finalidade de atender as urgentes demandas dos setores produtivos do município, especialmente dos empreendedores individuais, das micro e pequenas empresas, relacionadas ao atendimento de necessidades financeiras das atividades produtivas de pequeno porte, que se encontram excluídas do acesso ao sistema financeiro tradicional.

A Portosol é uma instituição sem fins lucrativos que atua no ramo de crédito desde 1996, nasceu de uma iniciativa conjunta do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, da Federação das Associações Comerciais e Serviços do Rio Grande do Sul (FEDERASUL) e da Associação de Jovens Empresários (AJE/POA).

A empresa, que tem por finalidade oferecer suporte e diversos tipos de financiamento para pequenos empreendedores, realizará ações conjuntas com a prefeitura através do Departamento de Indústria e Comércio, com a finalidade de desenvolvimento e implantação de medidas de Microcrédito Produtivo e Orientado, no âmbito do Programa Gaúcho de Microcrédito.

Dentre os principais objetivos do Termo de Cooperação estão incluídas as medidas de fortalecer a geração de trabalho, emprego e renda, dinamizar a economia local, melhorar a qualidade de vida, promover  a inserção socioeconômica dos beneficiários e impulsionar os programas de desenvolvimento interno para o externo, sejam eles de proposição do Executivo Federal, Estadual ou Municipal.

Já se encontra instalado o terminal de atendimento do SEBRAE junto a SEDEC

Outra novidade que o Setor de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) apresenta à comunidade é o terminal de atendimento do SEBRAE, com ele o empreendedor poderá tirar de forma autônoma as dúvidas que possa ter relacionadas aos seus empreendimentos.

- Com o terminal de autoatendimento disponível na SEDEC, o empreendedor pode conhecer melhor o SEBRAE, consultar informações sobre a abertura de empresas e como melhorar o negócio, bem como fazer o cadastro para participar de cursos e treinamentos gratuitos do SEBRAE, imprimir os boletos do MEI (Microempreendedor Individual) e fazer sua Declaração Anual para este tipo de empresa. Sem dúvida será um enorme ganho para o nosso município - ressalta Bruna.

Para mais informações:

Departamento de Indústria e Comércio

Matérias relacionadas:

>SEBRAE terá unidade instalada junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Cooperativismo