18 MAI 2015
13ª Semana dos Museus é atração no município
Museu Municipal Capitão Henrique José Barbosa participa da programação buscando aproximar os canguçuenses de sua História

A 13° Semana de Museus será realizada no período de 18 a 24 de maio em 25 estados brasileiros e Unidade de Federação. Esta edição terá como tema: Museus para uma sociedade sustentável”. Entre as atividades programadas estão exposições, visitas guiadas, exibições de filmes, espetáculos teatrais, oficinas, seminários, mesas-redondas e palestras.

A 13° edição desta ação vem enfatizar o importante papel dos museus no processo de conscientização da ação do homem e reforçar a necessidade de uma sociedade mais cooperativa e solidária. A semana contará com a participação de 1.378 instituições, a qual serão realizados 4.570 eventos em 609 municípios brasileiros.  Essa ação é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A Semana acontece em comemoração ao Dia Internacional de Museus, 18 de maio, e tem como propósito mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de concertação de suas programações em torno de um mesmo tema.

Em Canguçu, o Museu Municipal Capitão Henrique José Barbosa está localizado junto à Casa da Cultura, no mesmo prédio que abriga a Biblioteca Municipal. O local mantém um acervo privilegiado, capaz de recontar importantes passagens da história regional. As armas de fogo e espadas usadas em frequentes combates agora dividem o espaço com móveis, imagens e utensílios usados no passado. O museu é aberto ao público e costuma receber visitas de alunos e pesquisadores.

Criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), o Dia Internacional de Museus tem como objetivo sensibilizar sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade.

13ª Semana Nacional de Museus

Meta

Mobilizar os museus brasileiros a desenvolver atividades especiais como exposições, palestras, oficinas, seminários, ações educativas.

Resultados

- Sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.

- Estimular a visitação a museus.

- Incentivar a aproximação entre sociedade e museus.