12 MAI 2015
Investimento de R$ 484 mil garante aquisição de motoniveladora para Canguçu
Com economia nos cofres públicos e redução de despesas, prefeitura rompe ciclo de oito anos sem adquirir este tipo de maquinário

Reforçar o trabalho de manutenção nas estradas rurais é o papel da nova motoniveladora entregue oficialmente nesta terça-feira (12) pela Prefeitura de Canguçu. A patrola – como é conhecido popularmente o maquinário – foi adquirida através de recursos próprios, num custo total de R$ 484 mil.

– Hoje estamos atendendo uma reivindicação da população, que nos pediu maior investimento no setor. Canguçu tem cerca de 8 mil quilômetros de estradas rurais e precisamos com urgência aumentar o parque de máquinas para atender com mais rapidez a comunidade – argumentou o prefeito Gerson Nunes durante o ato de entrega.

A Case VHP – 845 B pesa aproximadamente 15 toneladas, sendo produzida na fábrica de Contagem, em Minas Gerais. O equipamento é reconhecido pelo grande desempenho e elevada produtividade. O modelo vem equipado com motor eletrônico Common Rail, turboalimentado de alto desempenho, baixo consumo, baixa emissão de poluentes e grande facilidade de manutenção. A 845B também possui o exclusivo eixo inteligente antipatinagem Limited Slip. A lâmina central, de alta capacidade de corte, possui um perfil multirraios (Roll-Away) que permite um corte sem esforço, já que o material cortado é rolado ao invés de empurrado. O resultado é um menor consumo de combustível e maior vida útil dos componentes.

Conforme o prefeito, a motoniveladora deve iniciar as atividades já na próxima semana. O gestor aguarda apenas a tramitação burocrática de documentos e o treinamento para o operador, que será oferecido pelo fabricante nos próximos dias. O ato oficial ocorreu em frente à prefeitura e contou com a presença de membros do Governo Municipal, do Poder Legislativo e da comunidade em geral.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Cleider Menegoni, a aquisição é fruto de uma rigorosa economia implantada desde os primeiros dias de governo. O titular lembrou o corte de despesas com telefonia celular, dentre outras ações que garantiram maior capacidade de investimento público.

– Nos primeiros dois anos trabalhamos na recuperação do maquinário existente, para que todos pudessem voltar a operar. Porém entendemos que a modernização do parque de máquinas é fundamental para qualificarmos e ampliarmos o serviço nas estradas rurais – explicou Menegoni, ressaltando a chegada, nos próximos dias, de um caminhão-caçamba e de um caminhão munck, também adquiridos com recursos próprios.

Esta é a segunda motoniveladora que chega ao município nos últimos dois anos e a primeira adquirida em caráter definitivo com recursos próprios. Em 2014 o município recebeu do Governo do Estado, em regime de comodato, a cedência de um maquinário semelhante.