27 ABR 2015
Aula Inaugural: Palestras e show musical marcam início do Pré-ENEM Juventude Objetiva
Projeto foi escolhido como prioridade pelos moradores durante a votação do Orçamento Participativo Municipal, realizado em 2014

Alunos da terceira edição do Pré-ENEM Juventude Objetiva participaram na noite desta quarta-feira (22) da aula inaugural do curso que atenderá jovens em busca de ingresso no Ensino Superior. A atividade ocorreu no Cine Teatro e contou com a presença de professores, autoridades municipais e representantes das entidades integrantes do projeto.

Realizado pela primeira vez em 2013, o Pré-ENEM ocorreu naquele ano através de uma parceria entre Conselho Municipal da Juventude (CMJ), Escola Geraldo Telesca e Secretaria de Cultura, Turismo, Juventude e Mulheres. No ano passado foi realizada a segunda edição, através de um convênio com a Associação Educacional e Cultural Canguçuense (AECC).

A terceira etapa da iniciativa ocorre em 2015, após ter sido definida como prioridade pela maioria da população que votou no Orçamento Participativo Municipal. O curso oferecerá 60 vagas – divididas em dois turnos – e será realizado pela AECC, sendo que os estudantes terão boa parte dos custos subsidiados pela prefeitura. As aulas têm início imediato e ocorrem na sede da instituição.

Atrações

A mesa principal foi formada pelo prefeito Gerson Nunes, pelo presidente da COOESC e representante da CMJ, Vanderlei Oliveira, pela presidente da AECC, Ruth Conde e pela representante da Secretaria de Cultura, Turismo, Juventude e Mulheres, Celis Madrid. A secretária de Educação, Ledeci Coutinho e a secretária do CMJ, Lis Plamer, também participaram do ato.

A primeira palestra da noite foi realizada pela psicóloga Vera Iribarrem, que abordou o tema “Autoestima e ENEM”. Segundo ela, a baixa autoestima é um dos grandes causadores de exclusão de alunos no ENEM. O apoio familiar é apontado como fator decisivo no sucesso dos estudantes.

– Futuro de sucesso não é ter muito dinheiro, ficar milionário. Futuro de sucesso é podermos fazer as coisas que realmente gostamos – alertou.

A psicóloga considera que a sociedade passa por um período “extremamente consumista e baseado na competição”. Para ela, isso pode ser observado inclusive no uso excessivo das redes sociais.

– Estamos cultivando uma conectividade permanente com o mundo, porém isolados de quem está perto. Disputamos quantas curtidas nossas imagens e frases recebem no Facebook. Enquanto isso, esquecemos quantos olhares nossas ações merecem no decorrer de cada dia – opinou, salientando aos estudantes que as ideias requerem, posteriormente, atitudes.

Depois foi a vez do professor de matemática Claudiomar Oliveira desafiar a mente dos estudantes com cálculos e imagens que contrastavam a aparência com a realidade. Cativada, a plateia interagiu e buscou desvendar os questionamentos apresentados num telão pelo educador.

A programação foi concluída com uma apresentação musical de Andriego von Laer e Vanderlei Oliveira. Os músicos já foram premiados em vários festivais nativistas no Estado. Recentemente eles receberam o troféu Joaquim Teixeira Nunes pela composição “Se os cardeais voltam pra terra”, escolhida pelo público como a música mais popular do 6º Canto dos Cardeais.