08 ABR 2015
Prefeitura Municipal inicia processo para implantação da NFSe

Nesta terça-feira (7), o secretário da Fazenda Siegfrid Retzlaff e os fiscais Rogério Machado, Miriam da Silva, Jorge Amado, Denise Iahnke, reuniram-se com o Coordenador de Serviços, Leonardo Rosa e o Técnico Otávio Soares, ambos pertencentes à empresa Dueto. O encontro cumpriu uma das etapas para implantação da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSe).

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica é um documento digital que substitui as tradicionais notas fiscais impressas, podendo assim ser gerada e armazenada eletronicamente pela prefeitura, para documentar as operações de prestação de serviço. O novo método garante agilidade aos contribuintes além de preservar a justiça tributária do município, proporcionando a gestão de impostos sobre serviços de forma eletrônica e segura.

Para o secretário da Fazenda, a iniciativa é um projeto inovador que trará muitos benefícios para a sociedade. Entre as vantagens citadas estão a redução de custos na aquisição de papel e impressão, além das despesas com envio de documentos fiscais.

– Com a implantação do novo sistema estaremos diminuindo a sonegação. Isso representa aumento na arrecadação do município sem que tenhamos aumento na carga tributária – avalia o titular, destacando que a iniciativa também representa um incentivo ao comércio eletrônico e às novas tecnologias.

A firma que é responsável pela implantação do novo sistema para a emissão das notas irá realizar um treinamento para os profissionais municipais que atuam no setor. A Dueto é uma empresa gaúcha com mais de 40 anos de serviço, que desenvolve softwares para o aperfeiçoamento de gestões em empresas públicas, como prefeituras, câmaras de vereadores e empresas autônomas.

A implantação da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica está prevista para o mês de junho.

Vantagens para o contribuinte:

Benefícios para o Contribuinte Vendedor (Emissor da NF-e)

- Redução de custos de impressão;

- Redução de custos de aquisição de papel;

- Redução de custos de envio do documento fiscal;

- Redução de custos de armazenagem de documentos fiscais;

Benefícios para o Contribuinte Comprador (Receptor da NF-e)

- Eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias;

- Planejamento de logística de entrega pela recepção antecipada da informação da NF-e;

- Redução de erros de escrituração devido a erros de digitação de notas fiscais;

- Incentivo a uso de relacionamentos eletrônicos com fornecedores;

Benefícios para a Sociedade

- Redução do consumo de papel, com impacto em termos ecológicos;

- Incentivo ao comércio eletrônico e ao uso de novas tecnologias;

- Padronização dos relacionamentos eletrônicos entre empresas;

- Surgimento de oportunidades de negócios e empregos na prestação de serviços ligados a Nota Fiscal Eletrônica.