08 ABR 2015
Escola Família Agrícola: Quarta unidade estadual será instalada em Canguçu
Por ser referência em agricultura familiar, o município foi escolhido para a instalação

Incentivar o jovem a permanecer no meio rural com o aumento do acesso à educação e tantas possibilidades de carreira na cidade tornou-se um dos desafios do setor. A falta de interesse dos adolescentes em permanecer no campo é realidade vivida em todo o país e preocupa quanto ao futuro da agricultura. Por isso, há mais de 40 anos foi implantada no Brasil a primeira Escola Família Agrícola, modelo que chega à Zona Sul e deve inaugurar a primeira turma em 2016.

Por ser referência em agricultura familiar, o município de Canguçu foi escolhido para a instalação da quarta unidade da escola no Rio Grande do Sul. Seguindo modelo utilizado em outros locais, a iniciativa será resultado da união de forças envolvendo entidades públicas e privadas de toda a região, além de entidades do meio rural e os próprios agricultores.

A Escola Família Agrícola da Região Sul (EFA-Sul) era idealizada há bastante tempo, mas começou a tomar forma efetivamente no final de 2014, afirma Patrícia Rutz Bierhals, membro do Núcleo Pedagógico e responsável pela disciplina de Agricultura e Administração Rural da Secretaria de Educação e Esportes de Canguçu. Patrícia é uma das agentes respondendo pelo projeto enquanto ainda está sendo formada a Associação local, composta por agricultores e parceiros para manter a EFA-Sul.

Além disso, estão sendo feitos ajustes para a eleição da diretoria da entidade e a conclusão do estatuto regente para formalização dos documentos junto ao Ministério da Educação. A representante do município explica que é preciso ter cuidado com os trâmites iniciais, pois são imprescindíveis para a liberação do curso pelo Conselho Estadual de Educação.

Paralelo ao trabalho burocrático, está sendo analisada a viabilidade de instalar a EFA-Sul na estrutura de uma escola desativada no 4º distrito de Canguçu, em Rincão dos Melões. A escolha do local depende da efetivação de parcerias para promover as reformas e adaptações necessárias. O apoio de entidades e empresas é um dos pilares para a manutenção do modelo.

Com as questões iniciais encaminhadas e a Associação devidamente representada, no segundo semestre de 2015 começará a preparação dos professores-monitores. Nesta etapa, a força local ganha apoio da Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa) no auxílio para implementação do modelo educacional.

Técnico em Agricultura

A EFA-Sul oferecerá Ensino Médio técnico em Agricultura de acordo com as normas deste tipo de ensino oferecido pelo Estado. O diferencial é o enfoque voltado especificamente para jovens que desejam ter a qualificação para permanecer trabalhando no campo. A turma inaugural em Canguçu, de primeiro ano, terá 30 vagas preenchidas por processo seletivo ajustado conforme a proposta da instituição.

As escolas técnicas agrícolas e as próprias faculdades da área formam para o mercado de trabalho, por isso a ideia não é competir com elas, observa o engenheiro agrônomo e técnico da Emater/RS, Cesar Roberto Demenech, que também tem acompanhado a implantação do projeto na região.

O intuito principal da iniciativa, bem-sucedida em outros 17 estados do país, é oferecer ao jovem do campo a opção de permanecer no meio sem significar o abandono do estudo e da busca por qualificação profissional.

Para isso é oferecido ensino contextualizado na realidade do estudante através da metodologia chamada Pedagogia da Alternância, misturando o ensino teórico e prático da escola com a vivência na propriedade rural.

Entenda como funciona a instituição

Associação local - Associação formalmente constituída por agricultores familiares e parceiros assume o papel de mantenedora da EFA. O grupo é responsável por buscar parceiros e meios de sustentabilidade, além de apontar os caminhos político-pedagógicos da escola.

Pedagogia da Alternância - Vivência educativa contextualizada com a realidade dos estudantes e suas famílias. Os alunos permanecem uma semana na escola e outra em casa com a família, aplicando na prática os conhecimentos.

Formação integral - Os estudantes protagonizam momentos de formação conjunta através da vida de grupo, para favorecer o seu desenvolvimento integral, aspectos culturais, espirituais, vivenciais e de liderança, entre outros.

Desenvolvimento do meio - As EFAs têm como finalidade o desenvolvimento do meio onde estão inseridas, entendendo a educação como base para isso. Este enfoque garante impacto direto na região de atuação.