08 ABR 2015
Autoridades se reunem para determinar detalhes sobre videomonitoramento
O Pregão Eletrônico ocorrerá no dia 9 de abril, a fim de contratação de empresa para execução do projeto ‘’Mais Integração, Mais Segurança, Mais Canguçu!’’

Na manhã de terça-feira (7), representantes do Poder Executivo, do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e do Conselho Municipal de Segurança reuniram-se no Salão de Reuniões da Prefeitura de Canguçu. Nessa ocasião foram abordados assuntos referentes à implantação do Sistema de Videomonitoramento por câmeras em vias públicas do município.

O Prefeito Gerson Nunes apresentou os projetos de lei encaminhados para aprovação do Legislativo, estes responsáveis pela criação e regulamentação do GGI-M e do Conselho de Segurança, além da lei que regulamenta a liberação e o uso das imagens obtidas através do sistema.

A Sala de Situação, local de monitoramento das imagens obtidas através das câmeras, será instalada junto ao Batalhão da Brigada Militar, com espelhamento junto ao prédio da Prefeitura, com acesso restrito exclusivamente às reuniões do GGI-M. Todos aqueles que tiverem acesso às cenas (Policiais Civis, Militares e Servidores designados pelo Prefeito) deverão assinar Termo de Confidenciabilidade, para a garantia do sigilo da informação. Os dados obtidos serão utilizados, exclusivamente, para fins de Segurança Pública, inclusive podendo servir como prova em caso de investigações.

Também foi pautada a escolha dos pontos de monitoramento, considerando as principais rotas de fuga, pontos críticos e áreas de grande fluxo popular.

No momento, foi acordada a realização de visita ao secretário estadual de Segurança, com uma comitiva local, levando representantes do Conselho e GGI-M a fim de reivindicar o cumprimento do Termo de Cooperação firmado entre o município e Estado e a destinação do efetivo solicitado em reunião realizada naquela Secretaria, no final do ano passado. Esta nova reunião deverá ser agendada dentro dos próximos dias.