07 ABR 2015
Confira a programação da 2ª Semana de Agroecologia e Agricultura Familiar

Inicia nesta terça-feira (7) a 2ª Semana Municipal da Agroecologia e Agricultura Familiar. O evento promovido pela Prefeitura Municipal através das secretarias de Desenvolvimento Rural, Educação e Esportes, tem o auxilio da Coordenação de Ações Populares, dirigida por Cléu Ferreira e o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), do Centro de Formação de Agricultores de Canguçu (CETAC), da Associação Regional de Produtores Agroecológicos da Região Sul (ARPA-SUL), do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) e da Cooperativa União.

A semana voltada para a agroecologia tem a finalidade de conscientizar a população dos benefícios de não usar agroquímicos, ou seja, produzir alimentos livres de fertilizantes sintéticos e agrotóxicos. Através de palestras e cursos, a organização do evento procura oferecer alternativas saudáveis e sustentáveis para conservação do meio ambiente e um cultivo de produtos que valorizem a qualidade de vida de quem produz e de quem consome.

Com aproximadamente 14 mil minifúndios, Canguçu é o município com o maior número de propriedades rurais de toda a América Latina, sendo que 12 mil dessas propriedades a produção é baseada na agricultura familiar, principal base econômica local.

A abertura oficial será as 9h no auditório da CETAC, localizada na Rua João de Deus Nunes, nº 200, Vila Isabel. Confira abaixo a programação e os locais das palestras que serão realizadas nos demais dias:

Dia 7, terça-feira

9h: Abertura da 2ª Semana Municipal da Agroecologia e Agricultura Familiar

Local: CETAC

16h: Curso de Capacitação em Morango com base ecológica

Local: CETAC

Dia 8, quarta-feira

9h: Palestra sobre agroecologia e agricultura familiar e distribuição de mudas de espécies nativas

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Fonseca da Silva, situada no Alto da Cruz, 5º distrito

Dia 9, sexta-feira

7h30: Feira Agroecológica ARPASUL e distribuição de mudas de espécies nativas

Local: Rua Manoel Pompilho Fonseca, 358, em frente a Prefeitura Municipal