13 MAR 2015
Comunidade Quilombola da Favila participa do projeto Pangeia - Roda de Tambores
O encontro é promovido pelo músico profissional Marcelo Pimentel através do projeto Pangeia-Roda de Tambores em parceria com Caixa Econômica Federal.

A Comunidade Quilombola da Favila foi reconhecida no dia 30 de abril de 2009, pela Fundação Cultural Palmares, uma instituição que visa a promoção e a preservação da arte e da cultura afro-brasileira. Atualmente a comunidade conta com 34 famílias, que buscam o resgate da cultura, acesso a uma vida melhor e igualdade de direitos.

Breve Histórico do projeto Pangeia - Roda de Tambores

Existente desde 1999, o projeto foi desenvolvido pelo músico profissional Marcelo Pimentel, com o objetivo de divulgar a arte-terapia (a arte como terapia), por meio da Roda de Tambores construção e execução musical, promovendo assim humanização, inclusão, emancipação através da cultura.

“Pangeia” é o nome dado à forma geográfica que a terra possuiu antes dos continentes separarem-se: uma grande ilha cercada de água, onde não havia fronteiras geográficas.

O universo percussivo traz a proposta de uma oficina-show, o público é posto em contato com esse mundo percussivo, onde a Antropologia, através da música e de instrumentos de várias culturas, nos faz as perguntas: “Quem somos? O que somos? Por que somos?”

Nesse espírito de unidade e multiplicidade que, através do contato com as culturas do mundo, suas músicas, seus instrumentos e ritmos, o homem se reconhece como ser social e aprende a reconhecer outras culturas (Malambo, Maracatu, Maculelê, Afoxé, Samba-Reggae, Samba-Enredo, Samba-de-roda, Xote, Vaneira, Rancheira) e este universo se funde em música do mundo (worldmusic).

Nestes trinta anos dedicados à música e aos estudos de percussão, apresenta-se ao público uma vasta coleção de instrumentos do universo percussivo:

Exóticos e primitivos:

- Didgeridoo (Austrália)

- Berimbau-de-boca (Jow harp-harpa da Judéia)

- Queixada-de-burro (Pré-história)

- Gongos (Turquia)

- Balafons, Djembés, Dununs (África)

- Táblas (Índia)

- Bombo Leguero (Pampa Argentina-Cone Sul)

- Derbak (Egito-Dança do ventre)

- Pandeiro, Berimbau, Timbáu.

- Muitos outros entram nessa ciranda musical, onde a música une o mundo num só sentimento, na batida do coração dos povos que formam essa pageia cultural.

Dinâmica de Ritmo

Os Ritmos utilizados na Roda são: samba, samba de roda, samba reggae, coco, maracatu, ijexa, jongo, e outros ritmos africanos e afro-riograndenses, entre outros.

A experiência com a prática de Rodas de Tambores estimula a criatividade dos participantes, aumenta a auto-estima, cria integração entre os membros do grupo, fortaleçe, e faz com que todos sintam-se felizes após passarem por uma profunda vivência de transformação e descoberta.

Estudos clínicos comprovam benefícios de saúde em pessoas que participaram de experiências com Rodas de Tambores, incluindo o aumento das defesas imunológicas e redução de stress. Rodas de Tambores é uma prática que está sendo aplicada com muito sucesso em países como: EUA, Japão, Austrália e Europa, em instituições educacionais, de saúde, práticas terapêuticas.

Marcelo Pimentel

Além de reunir tanto conhecimento, Marcelo ainda desenvolve, na área da Educação, um trabalho de resgate e conscientização cultural junto a projetos sociais. Mais de 200 adolescentes e jovens aprendem e tocam com ele os sambas de roda, capoeira, ritmos brasileiros e afros.

O percussionista coleciona títulos de melhor instrumentista, misturados à coleção de instrumentos que possui. Já trabalhou com artistas como Chico Cezar, Os Serranos, Garotos de Ouro, Os Monarcas, Grupo Fogo de Chão, Sérgio Reis, César Oliveira, Guinha Ramires e Aline Morena.