01 DEZ 2014
Escola Família Agrícola será instalada em Canguçu
Rede de instituições comunitárias de educação no campo beneficia milhares de estudantes brasileiros. Canguçu será o quarto município gaúcho a receber uma Escola Família Agrícola (EFA)

Representantes de instituições públicas e privadas participaram na última sexta-feira (28) da reunião que definiu Canguçu como sede da Escola Família Agrícola da Região Sul (EFA-Sul). O encontro ocorreu no Auditório da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, e apontou as principais propostas para a instituição, que deverá entrar em funcionamento no segundo semestre de 2015.

A EFA consiste em um modelo diferenciado de educação para o jovem do campo. A proposta é trabalhar a partir da realidade vivenciada e capacitar o aluno por meio do curso de Ensino Médio Técnico em Agricultura, pautado na metodologia conhecida como Pedagogia da Alternância.

O método consiste em alternar o conhecimento teórico desenvolvido pelo aluno na escola com a prática executada na propriedade de sua família. Esta segunda etapa do processo, que consiste no desenvolvimento das aprendizagens, também é acompanhada por professores-monitores.

A escola deverá ser instalada na localidade de Rincão dos Melões, no 4º distrito, próximo à casa comercial Bruno Neumann. A projeção é de que no primeiro semestre de 2015 ocorra a capacitação dos professores-monitores, bem como a formalização dos documentos junto ao Ministério da Educação e Conselho Estadual de Educação.

No RS, apenas outros três municípios já receberam a Escola Família Agrícola. Uma das propostas da iniciativa é desenvolver um trabalho voltado à agricultura ecológica e garantir a manutenção do jovem no meio rural, ampliando técnicas e aprofundando o conhecimento na área agrícola.

A escola instalada em Canguçu receberá estudantes de toda a Região Sul do Estado. Caberá à Prefeitura Municipal fornecer o prédio e a área onde será implantada a instituição. Na próxima semana, durante o Fórum da Agricultura Familiar, ocorrerá a eleição do Conselho Administrativo da EFA-Sul.

> EFA

As EFAs são escolas comunitárias de educação no campo fundadas a partir de uma associação de agricultores. A iniciativa surgiu na França, em 1935 e chegou mais tarde ao Brasil, em 1969.

> Os pilares da instituição

Associação local – Associação formalmente constituída por agricultores familiares e parceiros, que assume o papel de mantenedora da EFA. A associação é responsável por buscar parceiros e meios de sustentabilidade, além de apontar os caminhos político-pedagógicos da escola.

Pedagogia da Alternância – Vivência educativa contextualizada com a realidade dos estudantes e suas famílias, que de forma alternada e articulada entre sessões familiares e escolares, proporciona um processo de “observação-reflexão-ação”.

Formação integral – os estudantes protagonizam momentos de formação conjunta através da vida de grupo, que favorecem o seu desenvolvimento integral, aspectos culturais, espirituais, vivenciais e de liderança, entre outros.

Desenvolvimento do Meio – As EFAs têm como finalidade o desenvolvimento do meio onde estão inseridas, entendendo que a educação é a base para isso.