21 NOV 2014
Município realiza 2ª Semana da Consciência Negra
A diversidade étnica presente na formação do povo canguçuense ganhou este ano mais um evento de valorização cultural. Foi realizada durante a Semana da Consciência Negra o 1º Festquilombola.

Conforme a secretária de educação Ledeci Coutinho, a iniciativa veio preencher uma lacuna no calendário de atividades e prestar um reconhecimento à história do povo negro.

– Quando tem um evento da cultura pomerana, por exemplo, as crianças que têm essa origem podem se enxergar na cultura, na indumentária, nos pratos típicos, nas suas danças. E as crianças negras, até então, não tinham esse momento de se reencontrarem com as tradições de seu povo – explica a titular, que também é militante do movimento negro e atuou na pesquisa histórica que reconheceu as 15 comunidades quilombolas de Canguçu.

O Fesquilombola foi realizado nesta quinta-feira (20) e reuniu milhares de pessoas no Ginásio Conrado Ernani Bento, onde foi apresentada pelas escolas uma mostra da cultura afro. Durante todo o dia a Praça Francisco Carlos dos Santos, no Centro, recebeu exposição e mostra de artesanato e produtos caseiros, além de atividades culturais e apresentações de capoeira.

– Os quilombolas puderam mostrar aquilo que eles produzem. Isso fez com que as comunidades se sentissem muito valorizadas – avaliou a coordenadora de ações para etnias, Maica Soares.

A Semana da Consciência Negra teve mais atrações à noite, no Cine Teatro. A cantora e militante do movimento negro Daniela Brizollara fez uma reflexão sobre a cultura afro para a plateia, que lotou as dependências do local. Mais tarde ocorreu o desfile do concurso “A mais bela negra”. Antes do anúncio das vencedoras, o público assistiu apresentações artísticas com Daniela Brizollara, Dena Vargas, Wagner Lopes e Grupo, MP Crew, Felipe Menegoni. O encerramento teve o agito da Academia do Samba, de Pelotas, que empolgou os presentes com um show repleto de muito samba.

A iniciativa da Prefeitura de Canguçu foi executada pela Secretaria de Cultura, Secretaria de Educação e Coordenadoria de Ações para Etnias.

Neste domingo (23) acontece a festa de encerramento da Semana da Consciência Negra. O evento inicia às 9h e será realizado na Comunidade Quilombola do Iguatemi, no Salão Planalto. Haverá programação artística durante todo o dia e encerramento no final da tarde.

A mais bela negra

O concurso teve 13 candidatas inscritas. Tiele Soares Duarte – da Comunidade Quilombola de Potreiro Grande – foi escolhida a Rainha Beleza Negra. Tainara Oliveira Nascente, da Comunidade Quilombola Maçambique/Escola Francisco Meireles, ficou com o título de 1ª Princesa e Geovana Leal Einhardt, representante da Comunidade Quilombola Cerro da Boneca, foi escolhida 2ª Princesa.